CI

Demanda aquecida eleva valor das ações da Perdigão e Sadia

A reação na demanda mundial por carne começa a se refletir nos dados de exportação e também na evolução das ações de empresas


A reação na demanda mundial por carne começa a se refletir nos dados de exportação brasileira e também na evolução das ações de empresas como Perdigão e Sadia na Bolsa de Valores de São Paulo. Nessa terça-feira (28-11), o Ministério do Desenvolvimento (MDIC) divulgou que na 4 semana de novembro as exportações de carne (geral) alcançaram média diária de US$ 47 milhões, 57% maior do que na mesma semana de novembro passado. Os supermercados brasileiros já prevêem um natal com muito consumo de carne. Resultado: as ações da Perdigão subiram ontem 3,67% e as da Sadia 2,52%.

Não são altas pontuais, em novembro as ações da Perdigão cresceram 2,6% e as Sadia valorizaram 2,69%. "É a junção de uma demanda interna boa devido à proximidade do Natal e também de uma demanda externa reagindo, e fazendo com que os preços subam", diz Rafael Andreas Weber, analista de mercado da Geração Corretora.

Segundo Weber, a reação de fora vem principalmente da União Européia e do Oriente Médio. "Com o nosso câmbio desfavorável, a subida de preços lá fora auxilia as empresas", diz. Mesmo os fatores desfavoráveis, como focos de gripe aviária e a alta dos grãos não devem prejudicar o crescimento da demanda.

"Mesmo com preços melhores os grãos não atingiram os picos de 2004. Este patamar de preço parece ser bom tanto para quem planta como para quem compra", diz o analista. "Já as notícias sobre aviária não chegaram aos grandes mercados, com UE e Japão e, mesmo que cheguem, podem não encontrar o mesmo impacto nos consumidores", diz.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.