Demandas da pecuária familiar é tema de reunião

Agronegócio

Demandas da pecuária familiar é tema de reunião

Os agricultores familiares são responsáveis por 38% das safras agrícolas e 30,5% das terras cultivadas
Por:
1 acessos

O levantamento de demandas da pecuária familiar na região sul do país foi o tema da reunião entre pesquisadores da Embrapa e técnicos Emater/RS. O evento aconteceu na Embrapa Pecuária Sul (Bagé – RS), unidade de pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária- Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Durante o encontro foram relatadas as possíveis demandas da pecuária familiar observadas pelos técnicos da Emater/RS nas diversas regiões do RS onde a instituição possui escritórios. Esses dados permitirão que a Embrapa estabeleça ações de pesquisa que possam promover melhorias neste segmento da agropecuária, que é crescente em todo o país.

O Chefe de Pesquisa & Desenvolvimento da Embrapa Pecuária Sul , Fernando Flores Cardoso, comentou que o encontro visa estabelecer maior contato com a realidade da pecuária familiar, através da extensão feita pela EMATER/RS. Disse que o encontro possibilitará que o núcleo de pesquisa dessa área possa interagir o mais próximo desse segmento. " A necessidade de organização dos produtores foi o ponto mais crítico", constatou.

Novos encontros entre os pesquisadores e extensionistas estão agendados para estabelecer um plano de ações em conjunto entre a Emater/RS e a Embrapa, que desenvolve cinco projetos de pesquisas nessa área.

Agricultura Familiar

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, a agropecuária familiar reúner 13,78% milhões de pessoas, 77% do total de agricultores/pecuaristas e detém 85% dos estabelecimentos agrícolas do país. Os agricultores familiares são responsáveis por 38% das safras agrícolas e 30,5% das terras cultivadas.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink