Departamento de sementes e mudas da CATI divulga plano de produção
O departamento de sementes, mudas e matrizes é uma das áreas de atuação da Cati – Coordenadoria de Assistência Técnica Integral e sempre teve grande destaque com a produção e comercialização de sementes de algodão. Já foi o único autorizado no estado de São Paulo a vender essa semente. Com o fim do monopólio, essa área começou a investir em outras variedades, principalmente naquelas onde a iniciativa privada não tinha muito interesse. Hoje, disponibiliza cerca de 20 tipos de sementes e 272 espécies diferentes de mudas de essências florestais nativas e exóticas, frutíferas silvestres e enxertadas de frutíferas comerciais. Para 2002, só de sementes, serão disponibilizadas mais de 17 mil toneladas.
Para desenvolver esse trabalho, o departamento tem um orçamento anual de 12 milhões de reais. Na área sementes a CATI conta com 15 núcleos, dos quais, dois são fazendas de produção (Ataliba Leonel, em Manduri, com 3.500 hectares e Águas de Santa Bárbara, com 100 hectares), 11 unidades de produção, processamento e distribuição (Aguaí, Avaré, Fernandópolis, Ibitinga, Itapetininga, Lucélia, Paraguaçu Paulista, Ribeirão Preto, Santo Anastácio, São José do Rio Preto e Taubaté) e duas unidades de produção e processamento (Bauru e Araçatuba). Já a área de mudas conta com seis núcleos, sendo cinco fazendas de produção (Itaberá - 15 ha, Marília - 20 ha, Pederneiras - 130 ha, São Bento do Sapucaí - 100 ha e Tietê - 70 ha) e uma fazenda em fase de implantação em Presidente Prudente com 40 hectares.
Possui ainda, o Laboratório Central de Sementes e Mudas, localizado em Campinas, que funciona como supervisor estadual nessa área, sendo referência para o Mercosul e o único do Brasil filiado a ISTA, que é um organismo internacional de regulamentação de análise de sementes, com sede na Suíça. Conta com mais 15 laboratórios distribuídos em diversas regiões de São Paulo, desses, oito são credenciados, oficialmente, pelo Ministério da Agricultura. Os laboratórios da CATI atuam no controle da qualidade das sementes produzidas pelo Departamento de Sementes, Mudas e Matrizes, na supervisão da qualidade sementes e mudas produzidas e comercializadas pela iniciativa privada, na garantia da segurança alimentar da população e na prestação de serviços aos produtores rurais.
Conteúdo exclusivo para Cadastrados
Se você tem cadastro no Agrolink, faça seu login ou faça cadastro no Agrolink de forma GRATUÍTA
e tenha acesso aos conteúdos do site.
Não tem conta? Cadastre-se aqui