Depois de nove estados, Carne Angus inicia abates em Rondônia

Agronegócio

Depois de nove estados, Carne Angus inicia abates em Rondônia

Em 2016, Programa Carne Angus Certificada pretende abater 500 mil cabeças
Por: -Aline Merladete
1096 acessos

O Programa Carne Angus Certificada realizou primeiro abate oficial no estado de Rondônia no Norte do Brasil. O corte ocorreu no frigorífico da Minerva Foods, em Rolim de Moura (RO), no mês de novembro. A informação foi confirmada pela Associação Brasileira de Angus. O lote pertencente a um mesmo criador teve 240 animais certificados. 

Atualmente, o Programa Carne Angus concentra cinco mil produtores e tem ação em 33 indústrias de 10 empresas frigoríficas em nove estados brasileiros (RS, SC, PR, SP, GO, MS, MT, PA e RO).

Conforme especialistas, Rondônia permite uma produção de carne de alta qualidade a custos competitivos, pois a pecuária no estado se dá em terras mais baratas do que na média brasileira. Além disso, o custo do confinamento também é menor devido à excelente oferta de grãos e pastos verdes, ressalta o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros.

“São áreas com elevado potencial para o cruzamento. Nesta região em especial, a precocidade de terminação da raça será de grande valia para produção de carcaças de alta qualidade a um custo muito competitivo. A Minerva Foods e a Angus estarão ao lado do criador orientando e mostrando o caminho para maximizar o rendimento atingindo as melhores bonificações”, pontua.

Em 2015, a Associação Brasileira de Angus registrou abate de 400 mil cabeças. Até o fim do ano, a meta é atingir 500 mil cabeças/ano e um milhão até 2020, respectivamente. O certificado foi criado em 2004.

Carne bovina registra alta nos preços em dezembro

A pequena melhora no consumo de carnes associada ao estoque curto ocasionou leve aumento dos preços no atacado de carne bovina. O boi casado de animais castrados está cotado em R$ 10,01/kg. Desde o início de dezembro, a valorização foi de 3,8%. A alta foi puxada pelo traseiro e ponta de agulha, cujas vendas aceleraram mais em relação ao dianteiro, segundo a Scot Consultoria.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink