CI

Deputado destaca possibilidade de parceria entre governo e IRGA

O deputado João Daniel (PT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa para informar sobre uma parceria que está se encaminhado entre o governo do Estado e o Instituto Rio-grandense de Arroz (IRGA)


O deputado João Daniel (PT) foi à tribuna da Assembleia Legislativa para informar sobre uma parceria que está se encaminhado entre o governo do Estado e o Instituto Rio-grandense de Arroz (IRGA). O parlamentar relatou que há cerca de um mês esteve no Estado do Rio Grande do Sul numa visita para conhecer a experiência desse instituto, acompanhado juntamente com o representante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Manuel Messias Freire, e o diretor técnico da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro), Gismário Ferreira Nobre.

E tivemos oportunidade de conhecer um dos órgãos mais antigos e preparados na produção de arroz, que dispõe também de tecnologias adaptadas de armazenamento de arroz, afirmou. De acordo com João Daniel, dessa visita surgiu um parceria que está sendo implantada com governo do Estado, com custo zero. O parlamentar informou que dois engenheiros do Instituto Rio-grandense de Arroz estão em Sergipe, para conhecer a situação do Estado.
João Daniel destacou que o arroz produzido na região do Baixo São Francisco é fundamental para a economia sergipana. E eles [os engenheiros do IRGA] estão visitando a região para trabalhar essa parceria com o governo do Estado na questão da produção de arroz para desenvolver a produção de sementes, como também a questão de armazenamento, disse.

O deputado acrescentou que na visita ao Rio Grande do Sul eles puderam visitar armazéns familiares de pequeno, médio e grande porte, pois são desenvolvidas técnicas com os pequenos agricultores. João Daniel acrescentou que o IRGA estão divulgando esse trabalho em várias partes do mundo e Sergipe está tendo essa oportunidade. Segundo o deputado, essa semana os engenheiros do Instituto estão visitando as áreas onde se produz milho e arroz, para discutir a possibilidade de implantação do projetos importantes que possam ajudar Sergipe.

Em seu discurso, o deputado João Daniel acrescentou que a presidência do IRGA colocou para o governo do Estado os projetos gratuitamente na região de armazéns e agroindústrias. Para isso, esperamos contar com o apoio do governador em exercício, Jackson Barreto, através da Emdagro e Sedurb, que tem recursos para armazéns através do Sergipe Cidades. Um programa que ajuda a fortalecer a agricultura familiar, finalizou.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.