Deputado pede ao BC apoio para criação de fundo para o agronegócio

Agronegócio

Deputado pede ao BC apoio para criação de fundo para o agronegócio

“O fundo resolve todos os problemas de acesso a crédito, que foi o grande problema deste ano”, disse o deputado
Por:
239 acessos

A criação de um fundo garantidor de crédito para o agronegócio e a redução das exigências bancárias para liberação de financiamento aos produtores. Essas foram as propostas defendidas hoje (18) pelo deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS), membro da Comissão de Agricultura da Câmara, durante reunião com o diretor de Liquidações e Controle de Operações do Crédito Rural do Banco Central (BC), Antonio Gustavo Matos do Vale.

“O fundo resolve todos os problemas de acesso a crédito, que foi o grande problema deste ano”, disse o deputado. Heinze espera que ele seja criado entre junho e agosto.

Para tanto, o parlamentar busca o apoio dos ministérios da Fazenda e Agricultura, além do Banco Central. Segundo a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), os recursos do fundo viriam do Tesouro Nacional e seriam da ordem de R$ 7 bilhões a R$ 10 bilhões.

A outra proposta é uma alteração de resolução do Banco Central para diminuir as exigências dos bancos na hora de conceder crédito para o setor e, assim, mudar a classificação de risco dos produtores rurais.

Segundo Heinze, a ideia vai ser debatida pela diretoria do BC e pode ser analisada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) na próxima semana.

“Se as exigências fossem menores, os bancos dariam muito mais crédito”. De acordo com o deputado, essa mudança reduziria em 10% os problemas de financiamento para o setor. O diretor do Banco Central, informou Heinze, mostrou-se favorável às duas propostas.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink