Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja registra aumento
CI
Agronegócio

Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja registra aumento

Fórum Nacional de Máxima Produtividade do CESB ocorre em 27 de junho, na cidade de Cascavel, no Paraná
Por:
O Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja safra 2012/2013, promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), segue conquistando resultados impressionantes no país. Até abril deste ano, houve um aumento de 35% no número de lotes inscritos no Desafio, que obtiveram produtividade entre 80 e 110 sacas por hectare, resultado muito superior à média brasileira de colheita do grão, ao redor de 50 sacas por hectare.
 
Dentro de cada categoria de produtividade, os aumentos são também muito significativos: na categoria 80 a 89,5 sacas por hectare, há um aumento de 25% no número de lotes de conseguiram alcançar essa produtividade. No intervalo de 90 a 99,5 sacas, o aumento foi de 80% e de 100 sacas para cima, o crescimento de lotes com essa produtividade foi de 67%. Nessa edição do Desfio, concorrem 1.198 lotes, de 15 estados, e mais de 300 municípios brasileiros.
 
“Esses resultados comprovam que, ano após ano, os produtores e técnicos que participam do Desafio se dedicam a encontrar novas tecnologias e técnicas para aumentar a produtividade da soja, colhendo muito mais grãos por hectare”, celebra Orlando Martins, Presidente do CESB. “A nossa meta é identificar essas práticas novas e altamente produtivas e disseminá-las para todos os produtores de soja do país”, explica.
 
O Desafio Nacional de Máxima Produtividade tem como objetivo estimular produtores e técnicos a utilizarem as melhores práticas de cultivo, as recomendações de pesquisas, as cultivares mais adequadas para cada região sempre estimulando a criatividade para contribuir com o aumento da produtividade, sustentabilidade e economia da sojicultora no Brasil. Neste ano, o Desafio passou a contemplar o reconhecimento aos Campeões Municipais e a premiação de um Campeão Nacional (soja irrigada) e de quatro Campeões Regionais, Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte/Nordeste (soja de sequeiro).
 
O produtor e o consultor técnico campeões de cada região são contemplados com uma viagem de sete dias para os EUA, onde terão a oportunidade de conhecer produtores de soja e centros avançados de tecnologia, proporcionando uma troca de experiências e técnicas entre os sojicultores.
 
Os municípios com cinco ou mais inscrições terão Campeões Municipais. Estes receberão um diploma individual de reconhecimento e a divulgação do resultado em jornais locais, revistas, veículos de cooperativas e sindicatos, informativos de entidades renomadas e no site do Comitê.

Atualmente, o CESB é composto por 16 Membros e oito entidades patrocinadoras.

Sobre o CESB

O CESB é uma entidade sem fins lucrativos, formada por profissionais e pesquisadores de diversas áreas, que se uniram para trabalhar estrategicamente e utilizar os conhecimentos adquiridos nas suas respectivas carreiras e vivências, em prol da sojicultura brasileira. O CESB é qualificado como uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), nos termos da Lei n° 9.790, de 23 de março de 1999, conforme decisão proferida pelo Ministério da Justiça, publicada no Diário Oficial da União de 04 de dezembro de 2009.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.