CI

Desafios e consquistas da produção de sementes de soja

Evento em Mogi das Cruzes-SP proporciona imersão no universo das sementes de soja


Foto: Divulgação

Por Ananda Muller;

O segundo dia da 2ª edição do Encontro Nacional dos Produtores de Sementes de Soja - Enssoja promete debates importantes sobre inovação, tendências e desafios da produção brasileira das sementes de soja. As primeiras palestras ministradas no evento na noite desta segunda, 13, sinalizaram números positivos para o setor, sem deixar de reforçar a importância do fortalecimento da cadeia produtiva da oleaginosa. A produção de sementes de qualidade é considerada um desafio e uma conquista do setor.

Dados levantados pela Spark consultoria apontam que o cultivo da soja predomina em 55% da área total destinada à agricultura no país. Esses números também apontaram, com precisão de pelo menos 96%, que hoje o Brasil conta com 141 mil propriedades rurais voltadas à atividade agropecuária no país. Dessas, cerca de 7 mil concentram quase 40% da produção de grãos, principalmente no Mato Grosso, Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia. 

Já o professor Marcos Jank, da Insper, reforçou que há um crescimento da produtividade das lavouras: a produtividade média vem aumentando cerca de 3,18% ao ano, apesar de eventuais cenários adversos. Jank ressalta que “o Brasil é quem mais ganhou produtividade média entre as nações, não só a produção física, mas também de capital. É um patamar de crescimento bem maior que a produtividade americana e um pouco mais que a indiana”. 

Conforme o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Sementes e Soja, Gladir Tomazelli, “todos podemos nos sentar à mesa e ajustar atitudes e conceitos de forma equilibrada. A ABRASS está começando a fazer esse alinhamento e o ENSSOJA mostra isso. Por que de começar nós entendemos: tudo começa na semente”, disse.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.