CI

Desafios fitossanitários afetam produção de citros

Citricultores enfrentam baixa carga de frutos no RS


Foto: Pixabay

Na região de Erechim, os agricultores estão concentrados no manejo fitossanitário dos citros, enquanto os frutos estão em desenvolvimento. Espera-se uma safra menor de laranja devido a ataques intensos de mosca-das-frutas, segundo dados  do Informativo Conjuntural, divulgado pela Emater/RS vinculada à Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural (SDR). O limão Tahiti está em colheita, com o preço médio de R$ 2,00/kg.

Já em Frederico Westphalen, os pomares de laranja estão em diferentes estágios de desenvolvimento, com bergamotas em início de colheita e variedades de ciclo médio e tardio em fase de desenvolvimento dos frutos. O preço para bergamotas Okitsu é de R$ 60,00/cx. de 22 kg, enquanto as variedades de ciclo precoce estão em fase de maturação.

Na região de Santa Rosa, os citros estão em estágio de frutificação, porém, com baixa carga de frutos devido ao excesso de chuvas e incidência de pragas e doenças. Em Lajeado, as culturas estão em início de colheita, com atividades voltadas para o raleio de bergamotas verdes e lima ácida Tahiti. As condições climáticas desfavoráveis afetaram o florescimento e a pegamento dos frutos, reduzindo a expectativa de produtividade.

Apesar dos desafios, os produtores continuam trabalhando para garantir uma safra satisfatória, enfrentando os problemas fitossanitários e climáticos com técnicas de manejo adequadas e monitoramento constante. Os preços no mercado variam de acordo com a região e a variedade da fruta, refletindo as condições locais de produção e demanda.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.