Descoberta genética pode aumentar imunidade das plantas

PESQUISA

Descoberta genética pode aumentar imunidade das plantas

As plantas contém receptores imunológicos específicos
Por: -Leonardo Gottems
199 acessos

Pesquisadores do Laboratório Sainsbury e da Universidade de East Anglia, na Inglaterra, descobriram uma assinatura molecular, denominada motivo MADA, que define o subconjunto de receptores imunes que podem desencadear a resposta imune nas plantas. Esse motivo é composto por apenas 21 aminoácidos (os blocos de construção das proteínas) em uma extremidade do receptor e um pequeno fragmento da proteína que contém esse motivo é suficiente para desencadear uma resposta de defesa quando produzido nas plantas. 

Por outro lado, os receptores imunológicos especializados para detectar apenas parasitas perderam essa assinatura molecular ao longo da evolução, presumivelmente porque não precisam dela, pois dependem de seus parceiros receptores para desencadear defesas. Todo ano, bilhões de dólares em alimentos são perdidos para doenças de plantas. Essas novas descobertas permitirão à comunidade de pesquisa classificar genes de resistência a doenças em categorias para ajudar a deduzir a arquitetura de rede do sistema imunológico da planta. 

Uma melhor compreensão disso, e como as redes de receptores imunológicos das plantas evoluem, deve preparar o terreno para o cultivo de plantas cultivadas com maior capacidade de resistir a doenças. “Utilizamos a transposição Mu in vitro para gerar uma biblioteca de truncamento aleatória e identificar a região funcional mínima dos NLRs. Aplicamos esse método ao NRC4 - um NLR auxiliar que funciona com vários NLRs de sensores em uma rede de receptores de Solanaceae. Isto revelou que os 29 aminoácidos NRC4 do terminal NRC são suficientes para induzir a morte celular hipersensível”, diz o relatório. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink