CI

Descoberta pode lidar com insetos sem agroquímicos

Pesquisa usou técnica com reflexo da luz


Foto: Pixabay

Pesquisadores da Simon Fraser University (SFU), do Canadá, fizeram uma descoberta como os insetos usam a luz polarizada para diferenciar quais plantas devem comer ou pôr ovos, observando como a luz de suas folhas é refletida. Com isso, abre-se uma nova janela em potencial para se lidar com os insetos sem utilizar agroquímicos. 

De acordo com os pesquisadores, os insetos do mundo estão caminhando para o caminho da extinção, com mais de 40% das espécies em declínio. A agricultura intensiva é o principal fator, particularmente o uso intensivo de pesticidas, disseram eles. 

Segundo a Agência de Proteção Ambiental do país, dois pesticidas amplamente utilizados, malatião e clorpirifós, danificam muitos mamíferos, aves, peixes, répteis e plantas da lista de espécies ameaçadas. "Para gerenciar efetivamente as pragas das culturas de insetos, precisamos entender como eles veem o mundo e o que atrai sua atração por certas plantas", diz Adam Blake, um dos responsáveis. "Com um melhor entendimento, podemos tornar as plantas menos atrativas para pragas e reduzir a necessidade de pesticidas", completa. 

Ele diz que descobriram que as borboletas de uma espécie conhecida como borboleta de repolho branco são atraídas por imagens que mostram o mesmo grau de polarização linear que as plantas de repolho reais. Suas descobertas sugerem que a polarização pode ser mais importante que o brilho, a cor ou a forma das plantas quando os insetos selecionam plantas para comer ou pôr ovos. 

"O trabalho mostrou que a polarização das folhas é um sinal importante para os insetos reconhecerem as plantas", diz Gerhard Gries, professor de ciências biológicas da SFU e presidente da Pesquisa Industrial NSERC em Ecologia da Comunicação Animal Multimodal. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.