Descoberta proteína que transporta elétrons na planta

Imagem: Pixabay

FOTOSSÍNTESE

Descoberta proteína que transporta elétrons na planta

Estudo foi feito na Alemanha
Por: -Leonardo Gottems
238 acessos

Um estudo realizado pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, identificou uma pequena proteína que transporta elétrons entre os dois fotossistemas envolvidos na fotossíntese das plantas. O Photosystem II reside em estruturas feitas de sacos de membrana, que são empilhados como placas e se assemelham a arranha-céus, explica Dario Leister, pesquisador responsável pelo estudo. 

“Essas pilhas são conectadas por tilacóides sem empilhamento. Estes podem ser comparados a passarelas fechadas que correm em vários níveis entre os blocos de torre. O fotossistema I é encontrado apenas nessas passarelas. Para transportar elétrons de PSII para PSI, são necessários mensageiros, proteínas móveis de transporte de elétrons”, indica. 

As plantas verdes têm dois desses transportadores, plastoquinona e plastocianina. O novo estudo de Leister e colegas mostra que a plastocianina é a mais importante das duas. “Além disso, experimentos mostram que o sistema de transporte mediado por plastocianina é mais eficiente quando as pilhas de tilacóides (blocos de torre) não são muito altas ou muito largas. Caso contrário, a taxa de entrega do correio diminui", diz Leister. 

“Portanto, o nível de desempenho do serviço de mensagens depende da arquitetura dos thylakoids. Os blocos de torre e os corredores entre eles estão congestionados. Não apenas as estruturas da membrana, mas a fase aquosa que as cerca, são densamente compactadas com proteínas e pequenas moléculas. E isso reduz significativamente a mobilidade das mensagens", conclui o especialista. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink