CI

Descoberta proteína que transporta elétrons na planta

Estudo foi feito na Alemanha


Foto: Pixabay

Um estudo realizado pela Universidade Ludwig Maximilian de Munique, na Alemanha, identificou uma pequena proteína que transporta elétrons entre os dois fotossistemas envolvidos na fotossíntese das plantas. O Photosystem II reside em estruturas feitas de sacos de membrana, que são empilhados como placas e se assemelham a arranha-céus, explica Dario Leister, pesquisador responsável pelo estudo. 

“Essas pilhas são conectadas por tilacóides sem empilhamento. Estes podem ser comparados a passarelas fechadas que correm em vários níveis entre os blocos de torre. O fotossistema I é encontrado apenas nessas passarelas. Para transportar elétrons de PSII para PSI, são necessários mensageiros, proteínas móveis de transporte de elétrons”, indica. 

As plantas verdes têm dois desses transportadores, plastoquinona e plastocianina. O novo estudo de Leister e colegas mostra que a plastocianina é a mais importante das duas. “Além disso, experimentos mostram que o sistema de transporte mediado por plastocianina é mais eficiente quando as pilhas de tilacóides (blocos de torre) não são muito altas ou muito largas. Caso contrário, a taxa de entrega do correio diminui", diz Leister. 

“Portanto, o nível de desempenho do serviço de mensagens depende da arquitetura dos thylakoids. Os blocos de torre e os corredores entre eles estão congestionados. Não apenas as estruturas da membrana, mas a fase aquosa que as cerca, são densamente compactadas com proteínas e pequenas moléculas. E isso reduz significativamente a mobilidade das mensagens", conclui o especialista. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.