Descoberta variante genética ligada ao comprimento do pepino

PESQUISA

Descoberta variante genética ligada ao comprimento do pepino

Estudo pode ser primeiro passo para edição genética da planta
Por: -Leonardo Gottems
81 acessos

Em um esforço para identificar a base genética da variação do comprimento do fruto no pepino, uma equipe de pesquisadores liderada por Xiaolan Zhang, da Universidade Agrícola da China, analisou 150 linhagens de pepino com diferentes comprimentos de frutos. Eles identificaram duas variantes de um gene chamado CsFUL1 que diferiam por um único par de bases no código do DNA.  

O CsFUL1 A apareceu em pepinos do Leste Asiático longos de frutos, enquanto que o CsFUL1 C foi distribuído aleatoriamente em populações selvagens e semisselvagem de pepino. Os pesquisadores demonstraram que a diminuição da expressão de CsFUL1 A foi responsável por frutas mais longas, enquanto frutas mais curtas foram causadas pelo aumento da expressão da variante A, ou pela variante C neste local, que eles mostraram não ser totalmente funcional. 

Portanto, os autores concluíram que o CsFUL1 A funciona como um repressor do comprimento do fruto que emergiu durante a seleção do pepino longo asiático. Eles mostraram ainda que CsFUL1 A reprime diretamente a expressão de CsSUP, um conhecido regulador da expansão e divisão celular. Além disso, a expressão de dois genes transportadores de auxina, CsPIN1 e CsPIN7, foi diretamente inibida pelo CsFUL1 A, levando à redução do acúmulo do hormônio do crescimento auxina. 

Esta pesquisa selecionou um modulador chave do comprimento do fruto e prepara o terreno para o desenvolvimento de estratégias para manipular o comprimento do fruto na criação de pepino. Como próximos passos, primeiro autor Jianyu Zhao disse que o “objetivo é identificar os reguladores a montante de CsFUL1 A na variação do comprimento do fruto em pepino e dissecar a relação entre CsFUL1 A e outros genes do comprimento do fruto”. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink