CI

Desconto sobre soja verde começa a ser compensado no MS

Cooperativas e indústrias tentam compensar prejuízos através de altos descontos sobre o percentual de soja verde


Após a mobilização de representantes da classe produtora rural em Mato Grosso do Sul, as cooperativas e indústrias compradoras de soja já estão tentando compensar os prejuízos impostos através de altos descontos sobre o percentual do grão esverdeado. A situação, segundo o vice-presidente da Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), Ari Basso, começou mudar com a realização de estudos pela UFMS e o próprio Ministério da Agricultura, Abastecimento e Pecuária (Mapa) em que ficou comprovada a equiparação em qualidade (proteína, gordura e acidez) da soja verde em relação ao grão normal. “Algumas cooperativas estão procurando o produtor para negociar a devolução do que foi descontado a mais”, revela.

Ari Basso explica que o desconto tolerado pela indústria e cooperativas é de até 10% de soja verde sobre o total das cargas compradas, seguindo norma do Mapa. “Contudo, houve uma forte estiagem nesta safra, o clima forçou a maturação do grão, e foi elevado o percentual de desconto na entrega, chegando até, em casos isolados, a 50% do total”. Entre as justificativas para o desconto excessivo está a falta de qualidade da soja verde, argumento derrubado através de diagnósticos. “Agora a devolução está ocorrendo através de média ponderada das entregas”, explica. Dessa forma, a tolerância fica em até 15%.

Para Ari Basso, essa situação reflete avanço da mobilização do produtor que não aceitou a imposição da indústria. “A Famasul levou a questão ao Mapa, que também encomendou estudo reforçando o que ficou comprovado pela UFMS. Sem mobilização, permaneceriam as perdas”, atenta. As informações são da assessoria de imprensa Casa Rural.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.