CI

Desempenho do frango abatido em janeiro de 2021

Frango abatido apresentou neste mês o comportamento típico de todo início de ano


Foto: Pixabay

À primeira vista, o frango abatido apresentou neste mês o comportamento típico de todo início de ano, ou seja, vai chegando ao final de janeiro com um valor menor que o da abertura do exercício, situação observada em 12 dos últimos 12 anos. Pelo menos.

Desta vez, porém, o desempenho do frango abatido contou com um ingrediente novo: a alta seguida de ligeira estabilização a partir de meados do mês. E isso fez significativa diferença no setor. Um ano atrás, por exemplo, janeiro foi encerrado com um preço 23% inferior ao da abertura do ano. Desta vez o retrocesso – que chegou a quase 10% no final da primeira quinzena – até ontem (penúltimo dia de negócios do mês) não ia além de 7%.

É verdade que parte desse desempenho não proporciona ganhos ao setor, pois advém, tão somente, da tentativa de repassar o aumento ocorrido no Estado de São Paulo na cobrança do ICMS. Mas, sem dúvida, mesmo esse resultado dificilmente seria alcançado não fosse a competitividade crescente da carne de frango frente à carne bovina – que entrou em 2021 em expressiva valorização.

Essa vantagem deve permanecer em fevereiro, proporcionando maior estabilidade de preço ao produto. Mesmo assim, ele retrocede, em janeiro, ao menor nível dos últimos quatro meses, enquanto em relação ao mesmo mês do ano passado apresenta variação que não chega a 18%.

Parece um bom resultado, mas – não custa lembrar – o custo de produção (só do frango vivo) se encontra quase 50% acima do registrado há um ano. Portanto, há um longo caminho a percorrer até que se encontre o equilíbrio ideal entre custo e preço.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.