CI

Desempenho do frango vivo na primeira semana de abril


Contava-se que, com o fim da Quaresma e as comemorações do Domingo de Páscoa (um evento religioso congregador da família) o mercado do frango voltasse a apresentar a vitalidade há tempos perdida. Mais ainda, aguardava-se que a semana de pagamentos desse novo empuxo à demanda do produto.


Nada disso se concretizou, pois a primeira semana de abril foi encerrada com mercado e preços nas mesmas condições observadas uma semana, uma quinzena ou um mês atrás: com uma oferta extremamente ajustada do produto específico para o mercado independente, mas sem uma procura maior da parte do consumo – o que levou as integrações a comercializarem parte de sua produção como aves vivas, mantendo fraco o mercado “spot” do frango vivo.

Uma vez que mais de 30 dias nos separam da próxima data festiva do calendário passível de um maior consumo (o Dia das Mães), a expectativa para as pouco mais de três semanas restantes de abril seria de, no máximo, manutenção da situação atual.

Mas há fatos novos no mercado de carnes. Por exemplo, o boi vem apresentando comportamento oposto ao normal, com altas em pleno período de safra. E no mercado do frango, especificamente, há quem afirme que neste mês a oferta será a menor dos quatro primeiros meses do ano.


Como o AviSite já observou na semana passada, em abril corrente e pela primeira vez em 2012, o frango vivo deve alcançar valor superior ao do mesmo mês do ano passado, porque há um ano os preços registrados foram extremamente baixos. Mas o incremento efetivo (por ora, da ordem de 0,70%) pode, em função do dinamismo do mercado, ser significativamente maior que o esperado.




Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.