Frango

Desempenho do frango vivo na quarta semana de outubro

A manutenção do valor de R$2,70/kg alcançado no sábado retrasado, 21, não significou alteração das condições de mercado
Por:
19 acessos

Após obter três altas de cinco centavos cada em menos de três semanas de negócios (o que parece pouco, mas teve grande significado após seis meses de absoluta imutabilidade de preços), o frango vivo negociado no interior paulista passou a última semana (a quarta de outubro) sem qualquer alteração na cotação.

Porém, a manutenção do valor de R$2,70/kg alcançado no sábado retrasado, 21, não significou alteração das condições de mercado que, pelo contrário, manteve a firmeza das semanas anteriores. E só não ocorreram novos reajustes porque o frango abatido – diretamente sujeito ao poder aquisitivo do consumidor final – manteve o recuo típico de toda segunda quinzena de mês.

Talvez outros ingredientes estejam presentes. Mas, no momento, quatro diferentes fatores parecem estar contribuindo para a firmeza do mercado de aves vivas:

(1º) provável continuidade da queda na oferta interna (em setembro foi registrada a menor oferta interna dos últimos três anos; e, pelo menos até aqui, não há fato novo que estimule o setor a aumentar a produção);

(2º) início da formação de estoques de frango abatido visando ao atendimento da demanda extra do período de Festas;

(3º) extensão do período de criação visando à produção dos “frangões” natalinos, fator que, momentaneamente, reduz o volume diário de aves abatidas;

(4º) bom desempenho das exportações. Mesmo recuando em relação a setembro passado, as exportações deste mês vêm apresentando bons resultados e tudo indica que devem apresentar o maior volume de todos os tempos para um mês de outubro. 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink