Desenvolvimento regional é foco de debate no Centro-Oeste Mineiro
CI
Imagem: Divulgação
EVENTO

Desenvolvimento regional é foco de debate no Centro-Oeste Mineiro

Evento promove interação com foco no desenvolvimento rural
Por:

Pesquisadores da Embrapa participaram do Workshop Rural Mais, realizado em Abaeté-MG, no último dia 21/10, em mais uma ação voltada para a promoção do desenvolvimento regional do Centro-Oeste Mineiro. O evento, promovido pelo Sicoob Credioeste, contou com participação de diversas instituições e teve como foco a troca de informações e conhecimentos com produtores rurais, visando o fortalecimento da pecuária local.

O agrônomo Sinval Lopes, da Embrapa Milho e Sorgo, apresentou a palestra “A importância do monitoramento para eficiência do controle biológico de pragas”. Sinval abordou a relevância do planejamento dos sistemas agropecuários, da integração de tecnologias e de uma nova visão no uso de bioinsumos. Segundo ele, “a sustentabilidade será a base da competitividade e será atingida com o uso de tecnologias inovadoras”.

O pesquisador Marco Aurélio Pimentel, também da Embrapa Milho e Sorgo, abordou a importância de boas práticas na colheita e pós-colheita, com a palestra “Armazenamento de grãos com qualidade: redução de perdas e ampliação de benefícios ao produtor”.

Márcia Silveira, pesquisadora da Embrapa Pecuária Sul, apresentou a palestra “Manejo de pastagem para uma produção sustentável”, com informações de enorme relevância para os produtores do Centro-Oeste de Minas, onde a pecuária se destaca entre as principais atividades econômicas. “A Embrapa tem feito estudos de caso na região e levado tecnologias de implementação e acompanhamento, dentre elas, recuperação de pastagem degradada por meio da Integração Lavoura-Pecuária, uso de insumos biológicos, implantação de Barraginhas, além de novas tecnologias adaptadas para as condições locais. Assim, o evento teve a possibilidade de interação e de buscar uma integração maior entre diferentes atores da atividade pecuária, com o objetivo de desenvolver ainda mais a atividade na região”, destacou Márcia Silveira.

O chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Frederico Durães, falou sobre a atuação da pesquisa no desenvolvimento do território mineiro. “A pesquisa produz conhecimento. É esse o nosso propósito. E a aplicação desse conhecimento, através do empreendedorismo e da inovação, é o modo pelo qual a sociedade evolui e busca gerar impacto, produzir riqueza e satisfação”, destacou.

Para Frederico, o Workshop Rural Mais demonstra a união de esforços públicos e privados voltados para o desenvolvimento do território. Ele ressalta a relevância da atividade agropecuária mineira e seu potencial de crescimento. “Minas Gerais é um estado de diversidade e de grandes oportunidades produtivas e comerciais. A agricultura e a pecuária mineiras podem e devem expandir os negócios tradicionais com base em ciência, empreendedorismo e desenvolvimento produtivo. Neste ano de 2021, o valor bruto da produção agropecuária mineira está estimado em 111,5 bilhões de reais. Abaeté e região estão construindo uma agenda focada em desenvolvimento econômico sustentável e essa agenda deve se expandir”.

Parcerias pelo desenvolvimento

Ações de transferência de tecnologias agropecuárias voltadas para apoiar o desenvolvimento regional são o foco de um projeto de cooperação técnica desenvolvido pela Embrapa e pelo Sicoob Credioeste, com apoio da Emater-MG, na região de Abaeté-MG.

A partir da análise de demandas locais dos produtores, são identificadas tecnologias relevantes para melhorias nas propriedades rurais. O projeto busca auxiliar os agricultores e pecuaristas no desenvolvimento de sistemas de produção sustentáveis, visando a aplicação adequada do crédito rural.

Evento

O Workshop Rural Mais foi promovido pelo Sicoob Credioeste e contou com a participação de instituições como Embrapa, Emater-MG, Sebrae, Sindicato Rural de Abaeté, Prefeitura Municipal de Abaeté e Cooperabaeté (Cooperativa dos Produtores Rurais de Abaeté e Região).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.