Desvalorização faz batatas estragarem ou virarem comida para gado

Agronegócio

Desvalorização faz batatas estragarem ou virarem comida para gado

Preço caiu 35%; produtores negam desperdício
Por:
50 acessos

Preço caiu 35%; produtores negam desperdício

A desvalorização da batata está fazendo com que toneladas do vegetal se estraguem ou virem comida para o gado na zona rural de Divinolândia, região Central do Estado de São Paulo.

O pecuarista Vander Rogério Bussi, por exemplo, vai alimentar 200 animais com 50 mil quilos de batata que seriam jogados no lixo. “Não conseguiram vender no mercado e eles têm que jogar fora. Aqui não tem mais lugar, então estou trazendo para cá e tratando o gado”, disse.

O produtor rural José Carlos Trevisan nega o desperdício de batata. Ele explica que o produto jogado fora é impróprio para o consumo.

Dois caminhões carregados de batata foram para o Rio de Janeiro, mas voltaram sem comprador. Um levantamento do Instituto de Economia Agrícola do Estado de São Paulo indica que a batata foi o segundo produto que mais se desvalorizou, perdendo apenas para o feijão. O preço caiu 35% e não cobre nem os custos de produção.

A saca de 50 quilos chegou a ser vendida por menos de R$ 20. Em janeiro do ano passado, o preço alcançou os R$ 50.

Nos últimos dias, as máquinas de beneficiamento estão paradas por causa do tempo. “É difícil demais a gente colher, então fica tudo parado”, explicou o produtor Trevisan.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink