CI

Dia de Campo apresentará resultados de experimentos em Pinhal Grande

Emater/RS-Ascar realiza nesta quarta-feira um Dia de Campo tendo as pastagens de inverno como sua temática central


Na estação mais fria do ano, quando a produção rural precisa se adaptar às mudanças climáticas, as pastagens cultivadas tornam-se a ferramenta mais econômica e rentável que o produtor rural pode utilizar para evitar os prejuízos gerados pelas baixas temperaturas. Com essa preocupação, a Emater/RS-Ascar realiza nesta quarta-feira (05/08), no município de Pinhal Grande, na região Central, um Dia de Campo tendo as pastagens de inverno como sua temática central. O evento, que acontecerá no Horto Municipal a partir das 14h, conta com apoio da Prefeitura de Pinhal Grande, Cooperativa Agrícola Mista Nova Palma (Camnpal), Atlântica Sementes e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RS). 

O Dia de Campo contará com quatro estações, e demonstrará resultados de experimentos da implantação e manejo de pastagens de inverno, desenvolvidos no Horto Municipal, onde os extensionistas da Emater/RS-Ascar puderam aprimorar algumas técnicas para que os agricultores percebam como a produtividade pode aumentar com o uso de novas tecnologias. - Foram feitos experimentos com três cultivares de aveia, três de azevém, além de trigo e centeio, além de debater a utilização de azevém melhorado e o piqueteamento de pastagens -, explica o extensionista do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Pinhal Grande, Diogo Vendruscolo.

Segundo o técnico, é importante colocar em pauta o tema das pastagens de inverno, pois grande parte dos produtores do município trabalha com bovinos de leite e corte. - Geralmente no inverno, quando os campos nativos não têm oferta de pasto deve-se recorrer a essas alternativas. Além disso, no clima frio não temos produção de grãos, como milho e soja, o que acaba deixando muitas áreas ociosas. Mais que uma alternativa de alimento para os animais, as pastagens ainda servem como cobertura de solo, favorecendo os cultivos posteriores -, destaca Diogo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.