CI

Dia de campo do SENAR/MS apresenta vantagens do investimento em touros reprodutores

No município de Alcinópolis, 80 pessoas estiveram reunidas no início de dezembro para participar de um dia de campo realizado pelo sindicato rural de Figueirão em parceria com o SENAR/MS e a Fazenda 3R


Em atividade no estado de Mato Grosso do Sul há quatro anos, o programa Mais Inovação, do SENAR/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, tem objetivo de promover a transferência de tecnologias, fomento ao empreendedorismo e inovação do manejo na atividade agropecuária. Idealizado em parceria com o Sebrae/MS - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas está presente em 29 municípios com assistência técnica e gerencial prestada a 160 propriedades rurais.

No município de Alcinópolis, 80 pessoas estiveram reunidas no início de dezembro para participar de um dia de campo realizado pelo sindicato rural de Figueirão em parceria com o SENAR/MS e a Fazenda 3R. Os participantes tiveram a oportunidade de obter mais informações sobre o ‘Impacto Econômico do uso de Touros melhoradores em monta natural’, apresentado pelo pesquisador da Embrapa Gado de Corte – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, Antônio Ferreira Rosa.

Economicamente, os resultados positivos são semelhantes, quando se considera o valor de comercialização dos bezerros. “Quando o produtor investe em superioridade genética alcança melhores resultados de prenhes e acabamento. Então os empresários interessados em investir em melhoramento genético podem estar certos que ao substituir corretamente os reprodutores estará aumentando o desempenho do plantel”, acrescenta o doutor em Ciências Biológicas.

Parcerias de sucesso – O presidente do sindicato rural de Figueirão, Gilmar Miranda acredita que as informações apresentadas no Mais Inovação esclareceram dúvidas e apresentaram alternativas tanto para produtores que participam do programa quanto para os convidados. “Nosso objetivo em organizar o evento foi divulgar as tecnologias da atividade pecuária e levar conhecimento aos produtores. Além disso, foi uma ótima oportunidade de divulgar a iniciativa do SENAR/MS e os resultados alcançados junto às propriedades assistidas”, reforça.

Para o administrador da chácara 3R em Alcinópolis, Rogério Rosalin, participar de um programa de assistência técnica nos moldes oferecidos pelo SENAR/MS proporciona aos produtores mais segurança no momento de tomar decisões sejam elas, gerenciais ou de manejo. “O Mais Inovação conta com técnicos e parceiros altamente capacitados para orientar em ações que vão desde a reforma de pastagens até implantação de sistemas integrados de agricultura e floresta. Nossa empresa participa desde o início do programa e temos um exemplo positivo, visto que antes reformávamos 600 hectares por ano e depois da assistência diminuímos para no máximo 200 hectares, pois o pasto bem manejado é muito mais duradouro”, argumenta.

O produtor rural Ronaldo Passareli possui propriedade em Figueirão e desenvolve os ciclos de cria, recria e engorda. Ele afirma que ficou satisfeito com as informações apresentadas no dia de campo e está decidido a participar do programa. “Aproveitei bastante e acredito que temos de buscar o aprendizado constante. Já tive informações sobre o Mais Inovação e agora estou disposto a me preparar, a fim de aderir a metodologia”, finaliza.Rosa é membro do GPA – Grupo de Produção Animal da instituição e destaca os principais pontos abordados no evento que reuniu bovinocultores com atividade de corte nos ciclos de cria, recria e engorda. “Tive a oportunidade apontar temas que impactam diretamente na formação e qualidade do rebanho, a partir da aquisição de touros com alta performance genética. Debatemos os cuidados que devem ser observados na compra dos animais, a fim de conseguir os melhores resultados já que um touro sadio pode fecundar até 40 vacas em uma única estação de monta”, detalha.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.