CI

Dia de Campo em Santa Maria de Itabira

O Sindicato de Santa Maria de Itabira, em parceria com o programa Nosso Ambiente, promoveu um dia de campo sobre a contenção de águas superficiais de chuva.

O Sindicato de Santa Maria de Itabira, em parceria com o programa Nosso Ambiente, promoveu um dia de campo sobre a contenção de águas superficiais de chuva, que teve a participação de 60 produtores rurais do município e região. O professor da Universidade Federal de Viçosa, Caetano Marciano de Souza, ensinou como fazer a construção de sulcos e camalhões – práticas mecânicas de conservação de água e solo - e explicou que a contenção por meio de barraginhas não é adequada para a região em função do relevo montanhoso. 
 
Para o Analista Ambiental da FAEMG, Guilherme Oliveira, “as práticas ensinadas são importantes, pois minimizam os processos erosivos e maximizam a infiltração de água nos solos agrícolas reduzindo o escoamento superficial, devendo ser sempre associadas ao cultivo em nível e à correção e adubação dos solos”. 
 
Programa Nosso Ambiente da FAEMG
 
Uma agenda contínua de projetos e ações de fortalecimento do desenvolvimento agropecuário sustentável em um grande programa. Este é o Nosso Ambiente, lançado em junho de 2015 pelo SISTEMA FAEMG para impulsionar frentes de trabalho pela conservação dos recursos naturais em todo o estado. O programa engloba ações de recuperação e preservação de nascentes e de solo, saneamento e reuso de água, irrigação eficiente, prevenção e combate a incêndios florestais, além de eventos de conhecimento, treinamentos e capacitações.


 

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.