Dia de Campo Estadual reúne produtores em Cachoeirinha

Dia de Campo

Dia de Campo Estadual reúne produtores em Cachoeirinha

Grupo de visitantes na estação de Tecnologia de aplicação no manejo de plantas daninhas
Por:
112 acessos

O tradicional Dia de Campo Estadual do Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) ocorreu durante toda a manhã da quinta-feira (28) na Estação Experimental do Arroz (EEA), em Cachoeirinha/RS. Passaram pelo evento produtores, técnicos, colaboradores do setor arrozeiro, professores e estudantes. Os grupos conferiram de perto tecnologias e experimentos realizados pelos pesquisadores da autarquia em benefício da lavoura orizícola.

No campo foram montadas arquibancadas para acomodar o público de cada vitrine. O roteiro contou com quatro estações técnicas e duas oficinas. Na primeira estação, conduzida pelos engenheiros agrônomos e pesquisadores do Irga Oneides Avozani e Fernando Fumagali, a nova cultivar do instituto IRGA 431 CL foi tema, foram apontadas características da semente; qualidade para cocção, resistência ao centro-branco (balizado pela metade em relação à IRGA 424 RI) e a Brusone, aspecto visual de qualidade no grão, entre outros pontos.

Na estação dois, ministrada pelo pesquisador do Irga Daniel Waldow, a genética de cultivares da autarquia foi o assunto principal. Waldow destacou o material genético da IRGA 431 CL com seis linhagens promissoras. “Os cruzamentos são todos feitos pensando no produtor, 86% de área semeada são com cultivares do sistema Clearfield”, enfatiza o pesquisador.

Pré-requisitos para soja em terras baixas, descompactação e drenagem foram vistos na terceira estação, apresentada pelos pesquisadores do Irga Darcy Urhy e Pablo Badinelli. Práticas de adubação, período ideal para a semeadura da soja, importância de realizar diagnóstico para a identificação da umidade do solo, uso do método de escarificação do solo, foram alguns dos conteúdos abordados pelos pesquisadores na vitrine.

A última estação ficou por conta do engenheiro agrônomo e pesquisador do Irga Paulo Massoni. Foram exibidos processos de aplicabilidade de herbicidas e práticas de manejo de plantas daninhas. Foi disponibilizado espaço para perguntas ao final de cada estação.

Os visitantes também puderam participar de duas oficinas. A primeira sobre doenças, com foco na Brusone, conduzida pela pesquisadora do Irga Débora Favero e a segunda sobre pragas nas lavouras com o consultor do irga Jaime Vargas.

Próximo ao meio-dia foi servido para o público o carreteiro do Irga com sobremesa de arroz de leite, preparados pela equipe gastronômica da autarquia.

O evento contou com a presença do presidente do Irga, Guinter Frantz; o diretor administrativo do Irga, João Alberto Antônio; o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier; integrantes do Conselho Deliberativo da autarquia e a equipe da EEA coordenada pela gerente da Divisão de Pesquisa da autarquia, Flávia Tomita.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink