CI

Dia de Campo Pró-Milho/RS demonstra bons resultados em São João da Urtiga

Foram quatro estações técnicas


Foto: Eliza Maliszewski

Enquanto boa parte das propriedades está com dificuldades diante da falta de chuva, a propriedade da família Menosso, em São João da Urtiga, abriu as porteiras para mostrar os bons resultados. Mais de cem produtores de 11 municípios estiveram no Dia de Campo Pró-Milho/RS Tecnologias e Inovações disponíveis ao Produtor Rural, nesta quinta-feira (09/12), na localidade Linha Santo Antônio.

Foram quatro estações técnicas. A primeira, que abordou o sistema de irrigação e fertirrigação com dejetos de suínos, foi apresentada pelo técnico em agropecuária e extensionista da Emater/RS-Ascar de São João da Urtiga, Germano Anguinoni. Armazenagem de grãos na propriedade familiar foi o tema da estação apresentada pelo técnico em agropecuária e extensionista da Emater/RS-Ascar de Paim Filho, Marcos Galeti. Já o manejo e controle da cigarrinha do milho, foi o tema da estação do engenheiro agrônomo e extensionista da Emater/RS-Ascar de Cacique Doble, Amauri Pivotto. E o manejo sanitário com foco nas obrigações sanitárias do produtor e controle de zoonoses foram os temas apresentados na estação do engenheiro agrônomo e extensionista do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Vilmar Wruch Leitzke.

A família Menosso, anfitriã do evento, com uma área total de 31 hectares, tem nos suínos e na bovinocultura de leite as principais atividades econômicas. Nesta safra, são quatro hectares com milho fertirrigado que o produtor anfitrião Alcionir Menosso mostrou com satisfação. As porteiras estão sempre abertas para a Emater. Nossa família está orgulhosa em receber a todos. É uma festa, não é um Dia de Campo, pra mim é uma alegria. Não que a gente faça as coisas para aparecer, mas mostrar que dá para fazer. Não adianta comprar terra, tem que fazer a terra produzir e eu me sinto feliz em ter investido de uma maneira correta, disse o produtor.

Para o gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Dartanhã Luiz Vecchi, a propriedade da família Menosso é um exemplo do trabalho da Emater/RS-Ascar. A família é assistida da Emater de longa data, com a presença de diversas ações da Extensão Rural e de Políticas Públicas, como o Pró-Milho/RS, disse. O gerente ressalta que na propriedade há a sucessão rural familiar, juventude rural, irrigação e a tecnologia do silo secador de grãos, modelo Emater/RS. Hoje, é um coroamento do nosso trabalho da extensão rural, comemorando ainda o Dia Nacional da Extensão Rural, lembrado no último dia 06, com troca de informações, experiências e conhecimentos, finalizou.

O coordenador da área de Culturas e Defesa Sanitária Vegetal da Emater/RS-Ascar, Elder Dal Prá, que participou do evento, destacou que a Instituição é quem leva essa política pública da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), o Pró-Milho/RS, aos 497 municípios gaúchos. Nesta safra 2021/2022 a gente vai seguir desenvolvendo eventos técnicos, como seminários e dias de campo como este, com objetivos de levar informações técnicas qualificadas, para que os agricultores possam implementar em suas propriedade e como consequência aumentarem a sua produtividade e renda. O Estado do RS produz menos milho do que consome, então a importância dessas ações para que a gente diminua a dependência externa do milho, que afeta diversas cadeias como a dos suínos, aves e bovinocultura de leite, explicou, destacando a importância do Programa.

O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, vinculada à Seapdr, e Pró-Milho/RS, em parceria com a Prefeitura. Estiveram presentes também o coordenador da Irrigação da Emater/RS-Ascar, Carlos Gabriel Nunes dos Santos; o supervisor microrregional, Oriberto Adami; e o engenheiro agrônomo e extensionista regional, Vilmar Leitzke. Também participaram o coordenador regional da Seapdr, Robson Duarte, e o vice-prefeito de São João da Urtiga, Cleomir Pazzinatto, entre outras lideranças.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.