CI

Dia de Campo reúne agricultores em Vale Real

Um grupo de produtores do município de Vale Real participou na terça-feira (16/10) de um Dia de Campo na propriedade da família Palavro


Um grupo de produtores do município de Vale Real participou na terça-feira (16/10) de um Dia de Campo na propriedade da família Palavro, da localidade de Morro Gaúcho. Parte das ações do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar (PGSAF), operacionalizado pela Emater/RS-Ascar por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR), a atividade contou com três estações em que foi abordada a correta armazenagem de agrotóxicos na propriedade rural, o controle da hérnia das crucíferas e a segurança e soberania alimentares.

Ministrada pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Marcelo Brandoli, a estação sobre armazenamento de agrotóxicos tomou por base a normativa NBR nº 9843/04, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que versa sobre a necessidade de a construção ser de alvenaria, com boa ventilação, iluminação natural e bem sinalizada, entre outras recomendações. ?A necessidade de a instalação ficar longe de alimentos, de rações, de medicamentos, de sementes e de produtos cultivados na propriedade também deve ser observada?, enfatizou Brandoli.

A estação sobre hérnia das crucíferas, que ataca repolho, couve-flor, brócolis, rúcula e outros cultivos, foi ministrada pelo assistente técnico regional em Sistema de Produção Vegetal da Emater/RS-Ascar, Lauro Bernardi. Em sua fala, apresentou formas de reconhecer a doença, que faz com que as folhas fiquem murchas nas horas mais quentes do dia, bem como as condições favoráveis para o surgimento da doença. Como forma de evitar a incidência, reforçou a importância da aquisição de mudas sadias, de fazer rotação de culturas com plantas não suscetíveis e de evitar a reutilização de equipamentos em áreas contaminadas.

Na etapa sobre segurança e soberania alimentar, a extensionista Social da Emater/RS-Ascar, Elisangela da Conceição Luciano, destacou a importância da produção para o autoconsumo como uma prática a ser estimulada pelas famílias rurais. ?Não apenas por ser um instrumento de socialização entre produtores, mas por oportunizar a autonomia às famílias e a transmissão do conhecimento entre gerações?, salientou. Em sua manifestação, também falou sobre o papel da Extensão Rural nesse processo que visa à diversificação, ao fortalecimento das cadeias produtivas e, no fim das contas, à renda.

Uma quarta estação, ministrada pelo extensionista da Emater/RS-Ascar Osvaldo Duz, apresentou os detalhes do PGSAF que, no Estado, atende 40 mil famílias com o objetivo de estimular os agricultores para ações que lhes permitam o aumento da renda, a racionalização dos custos de produção, a redução da penosidade no trabalho, o planejamento da propriedade como um todo, a sustentabilidade e o acesso a políticas públicas. Em Vale Real, são cerca de 30 famílias envolvidas no programa, que busca coletar indicadores da evolução das condições econômicas, sociais e ambientais dos beneficiários.

O anfitrião do dia, Vanderlei Palavro, se diz satisfeito com os resultados da política pública. ?A gente nunca colocava nada no papel, agora sabemos o que entra e o que sai (de dinheiro)?, comenta. Na propriedade que divide com a mãe e com a irmã, cultiva hortaliças variadas, como alface, repolho, couve-flor e brócolis, comercializados em refeitórios do município e também em feiras municipais. ?Para nós é muito bom receber um dia de campo, que sempre será uma oportunidade para a troca de experiências e para aquisição de conhecimentos?, avalia.

Brandoli reforça que as tardes de campo têm sido realizadas em todos os 55 municípios dos vales do Taquari e Caí que integram o Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado e contam com o apoio das prefeituras e de outras entidades ligadas ao setor. ?A propósito, tais ações não seriam possíveis sem o trabalho em parceria, que ajuda a levar as políticas públicas e a Extensão Rural e Social para dentro da propriedade dos assistidos?, afirma. A atividade contou ainda com a presença do prefeito de Vale Real, Edson Kaspary, e de representantes da cooperativa Sicredi.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.