CI

Dia Nacional do Campo Limpo mobiliza 140 mil pessoas

As atividades envolveram a comunidade de mais de 200 municípios brasileiros


As atividades envolveram a comunidade de mais de 200 municípios brasileiros
 
Celebrada em 18 de agosto, a sexta edição do Dia Nacional do Campo Limpo, obteve participação recorde de público em 2010. Foram 139.616 pessoas, em 23 Estados do Brasil, participando das atividades organizadas por 98 centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos e seus parceiros locais. As ações organizadas envolveram 211 municípios.

Entre as atividades realizadas, o destaque é o projeto Ciclo de Vida das Embalagens, desenvolvido como parte das comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, que tem como objetivo contribuir com conteúdos para a educação ambiental dos alunos de 4º a 7º ano do Ensino Fundamental. O projeto, em seu primeiro ano, mobilizou 70.916 alunos de mais de 160 municípios.

Também foram realizados dia de portas abertas (ações com foco em educação ambiental, como palestras e apresentações teatrais), palestras em escolas, programação em espaços públicos, concursos de redação e desenho. Foram inscritos no concurso de desenho 42.056 alunos do Ensino Fundamental I. Já os participantes do concurso de redação, que cursam o Ensino Fundamental II, somaram 25.921 alunos.

Programa de educação ambiental “Ciclo de Vida das Embalagens” envolveu mais de 70 mil alunos

Lançado como forma de integrar as atividades educacionais do Dia Nacional do Campo Limpo, o projeto Ciclo de Vida das Embalagens trouxe às instituições de ensino que aderiram à iniciativa conteúdos para a educação ambiental dos alunos de 4º a 7º ano do Ensino Fundamental relacionados à gestão de todos os tipos de embalagens pós-consumo. Em seu primeiro ano de existência o projeto mobilizou 70,9 mil alunos de mais de 160 municípios.

Alinhado às recomendações dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), o programa educacional idealizado pelo inpEV, em parceria com a Editora Horizonte e apresentado às instituições de ensino pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, levou aos estudantes os concursos de desenho e redação sobre temas relacionados à proteção do meio ambiente no campo e atividades como visitas guiadas às centrais de recebimento de embalagens, entrevistas com os gestores das centrais, além de exercícios baseados no disco de músicas sobre meio ambiente também integrante do kit de materiais enviados aos professores.

De acordo com o inpEV, a iniciativa reforça o comprometimento de todo o setor agrícola para com a educação ambiental e a formação de cidadãos responsáveis e participativos na construção de um planeta mais saudável. “É gratificante apresentar novidades que intensificam o compromisso socioambiental de todos os integrantes do sistema de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, afirma João Cesar Rando, diretor-presidente do instituto.

As informações são de assessoria de imprensa.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.