CI

Dia do Engenheiro Agrônomo: 90 anos de contribuição ao agronegócio brasileiro

Data ressalta a significativa trajetória dessa profissão no Brasil


Foto: Canva

O Dia do Engenheiro Agrônomo é celebrado em 12 de outubro, uma data que ressalta a significativa trajetória dessa profissão no Brasil. A agronomia já era uma prática profissional no país desde o século XIX, e ao completar 90 anos de regulamentação, ela é parte fundamental da consolidação do Brasil como protagonista mundial no agronegócio.

A história da engenharia agronômica no Brasil remonta à fundação da primeira escola profissionalizante, localizada na comunidade de São Bento das Lages, na Bahia. Desde então, a profissão passou por diversas transformações e regulamentações, assim como a própria natureza do trabalho do Engenheiro Agrônomo.

Atualmente, o país abriga universidades em todas as regiões que oferecem o curso de engenharia agronômica, formando profissionais preparados para compreender as necessidades e desafios dos produtores rurais e, sobretudo, para aplicar soluções e inovações nas lavouras.

O Brasil é amplamente dependente da agricultura em sua economia, e nesse contexto, o Engenheiro Agrônomo desempenha um papel vital, desenvolvendo novas tecnologias e explorando as fronteiras agrícolas. Isso não apenas resulta em maior produção de alimentos, mas também contribui para a geração de riqueza e bem-estar para toda a sociedade.

A profissão de Engenheiro Agrônomo foi oficialmente regulamentada no Brasil por meio do Decreto nº 23.196, em 12 de outubro de 1933. Atualmente, esses profissionais não se limitam a melhorar a atividade agrícola; eles se tornaram figuras essenciais para o sucesso do agronegócio brasileiro como um todo.

Neste dia nacional do Engenheiro Agrônomo, prestamos homenagem e expressamos nossa gratidão a esses homens e mulheres que escolheram dedicar suas vidas a contribuir significativamente para o agronegócio no Brasil. Seu trabalho árduo e compromisso são fundamentais para o constante crescimento da economia brasileira.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.