CI

Dicas para análises nematológicas

As amostras devem ser coletadas de preferência no ciclo anterior a um novo plantio


Aprosmat - Dicas para procedimento de coleta, acondicionamento e transporte para análises nematológicas.

- As amostras devem ser coletadas de preferência no ciclo anterior a um novo plantio. Para culturas como a soja e o algodão, recomenda-se que seja da metade até 3/4 do ciclo da cultura.

- Sugere-se a utilização de utensílios adequados como enxadas, enxadões, trados, pás, baldes, saco plástico e caixas de isopor para o transporte e conservação das amostras.

- Coletar amostras de solo e de raízes, sempre que possível.

- O solo deverá estar com umidade natural. Deve-se evitar os encharcados ou ressecados.

- A coleta de solo e raízes deve ser de zero a 25 cm ou 30 cm. Não se deve arrancar as plantas para não arrebentar as radicelas (raízes mais finas).

- Durante a amostragem deve-se caminhar em "zigue-zague", abrindo-se o solo em forma de V, tomar amostras junto a plantas que mostrem sintomas moderados, evitando aquelas fortemente depauperadas. Coletar também plantas de bordadura da reboleira.

- Para a coleta em parcelas experimentais deve-se seguir também o método do "zigue-zague", ao longo das linhas centrais.

- Coletar 1 amostra composta de 10 subamostras de solo de aproximadamente 100 g. Coletar 1 amostra composta de 10 subamostras de raízes de aproximadamente 10 g. A parte área deve ser cortada e jogada fora.

- As subamostras de solo e raízes deverão ser bem homogeneizadas em um balde e depois acondicionadas em sacos plásticos fazendo em seguida um buraco no meio do solo onde deverão ser colocadas as raízes que devem ser cobertas com com terra para melhor conservação.


- Para o acondicionamento, recomenda-se o uso de sacos plásticos para garantir a manutenção da umidade natural dentro de um segundo saco igualmente plástico para aumentar a proteção e preservar a etiqueta. Deve-se amarrar a boca do saco com barbante.


- Após a coleta, as amostras deverão permanecer em ambiente fresco e ventilado.

- O envio das amostras para o laboratório deverá ser o mais breve possível. Durante o transporte, deve-se evitar a exposição das amostras a altas temperaturas e ao sol por períodos prolongados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.