CI

Diferença de preços da arroba entre São Paulo e Mato Grosso cai em setembro

Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que diferencial de base chegou a 13,82%


Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que diferencial de base chegou a 13,82%

O diferencial de base SP-MT, indicador que demonstra o spread (diferença) de preços da arroba em São Paulo e em Mato Grosso, deve registrar queda em setembro. Dados do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que, no resultado parcial deste mês, o diferencial de base chegou a 13,82%, pouco acima da média histórica.

O indicador é utilizado pelos pecuaristas mato-grossenses para “trazer” preços futuros em São Paulo para Mato Grosso. Segundo o Imea, durante boa parte do ano de 2016 este indicador registrou aumentos, chegando a valores historicamente recordes. “Para se ter uma ideia, em março deste ano o diferencial de base SP-MT atingiu 19,09%, o maior valor registrado desde março de 2009”, afirma o instituto.

No entanto, segundo os especialistas, nos últimos meses, o índice tem recuado “sensivelmente”. Para o Imea, esta diminuição deve-se à severa queda no preço da arroba paulista, enquanto que em Mato Grosso o valor da arroba manteve-se estável. “Com um mercado ainda testando limites, o diferencial de base pode caminhar instável nos próximos meses”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.