CI

Difusão Genética Nacional muda regras e será entregue na Expointer

O evento será restrito aos vencedores e convidados em função das limitações impostas pela pandemia


Foto: Divulgação

Buscando valorizar o trabalho de criatórios que se destacam por propagar uma genética realmente melhoradora entre os rebanhos, a Associação Nacional de Criadores Herd-Book Collares (ANC) entregará, no dia 6 de setembro durante a Expointer, o prêmio Difusão Genética Nacional 2021. O mérito – que até então contemplava apenas os proprietários de animais nacionais com maior número de filhos registrados no ano – passa a incluir critérios qualitativos em sua avaliação. Agora, vence a cabanha proprietária do animal cujos filhos registrados obtiverem a maior soma de índice final no Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo).

Segundo a superintendente de registro da ANC, Silvia Freitas, a mudança foi uma recomendação do Conselho Técnico e criadores que vem para aperfeiçoar e valorizar propriedades que comprovadamente proporcionaram evolução na geração daquele ano. “Sabemos da importância de estimular o registro dos rebanhos de forma constante e continuada. O Difusão Genética Nacional busca valorizar esse movimento, mas também reconhecer a força do melhoramento genético como ferramenta na busca de uma pecuária mais produtiva e focada em qualidade”, explicou o presidente da ANC, Ignacio Tellechea.

A premiação será entregue aos criatórios responsáveis pelo touro e pela vaca nacional cujos filhos somados tiveram maior índice final no Promebo nas raças Angus, Charolês, Devon e Hereford. A cerimônia ocorrerá no dia 6 de setembro, a partir das 18h, na casa da ANC, localizada na Boulevard do Parque Assis Brasil, em Esteio (RS). O evento será restrito aos vencedores e convidados em função das limitações impostas pela pandemia.  “O Difusão Genética Nacional é a chancela que une estatística e qualidade, o que é fundamental na pecuária de corte”, completou Silvia Freitas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.