Diminuição na produção de algodão gera aumento no valor
CI
Agronegócio

Diminuição na produção de algodão gera aumento no valor

Com menor área na safra 2012/2013 pluma atinge alta de 26% neste ano, diz Imea
Por:
Com menor área na safra 2012/2013 pluma atinge alta de 26% neste ano, diz Imea

Com o aumento de produção da soja foi necessária uma redução de áreas das outras culturas, como o algodão. A atual projeção apontou diminuição da fibra no Mato Grosso em 3% na relação com o último levantamento. 
 
O reajuste impactou também na produção, que passou de 1.614,3 para 1.570,1 mil toneladas, acumulando queda de 44% em relação à safra 2011/12. Como a maior parte do algodão foi semeada entre janeiro e fevereiro, haverá um maior risco climático, o que favorece as estimativas de queda na produtividade. A pluma nesta safra deve apresentar rendimento 10% inferior frente a safra 2011/2012, cerca de 231 @/ha. Desde o início do ano, a pluma acumulou alta de 26% nas praças de Mato Grosso, atingindo R$ 61/@, o que não era visto desde junho de 2011. Com a restrição da oferta nesta safra, o comportamento dos preços é positivo, e tendem a ser sustentados no mercado interno durante 2013.

No entanto, as exportações de janeiro superaram em 23% as do mesmo mês de 2012, alcançando cerca de 64 mil toneladas da pluma de algodão. Os principais estados produtores em questão foram Mato Grosso e Bahia com participação de 64% e 20%, respectivamente.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.