Dinamarca exige que frangos sejam isolados por ameaça de gripe aviária; Alemanha pode seguir

Agronegócio

Dinamarca exige que frangos sejam isolados por ameaça de gripe aviária; Alemanha pode seguir

Se a doença continuar a mostrar sinais de propagação, a Alemanha pode seguir adiante sozinha e decretar uma ordem de bloqueio para aves
Por:
1453 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

A Dinamarca ordenou que criadores de frangos mantenham seus animais em ambientes fechados após gripe aviária ter sido encontrada em aves selvagens, disse o ministério de Alimentos e Meio Ambiente do país nórdico nesta segunda-feira. A ordem vai valer a partir de meia-noite, disse o ministério, e exclui patos, gansos e aves selvagens.

Diversos países europeus, incluindo Alemanha e Suíça no sábado, bem como Áustria, Polônia, Holanda e Croácia, reportaram surtos de uma variedade severa de gripe aviária. Na última semana, autoridades dinamarquesas ordenaram que uma granja destruísse mais de 250 mil ovos importados da Alemanha que continham o vírus H5N8 de alta patogenicidade.

O ministro da Agricultura alemão, Christian Schmidt, disse mais cedo nesta segunda-feira que avalia exigir que seus produtores de frango mantenham suas aves em locais fechados e que irá realizar consultas com outros países, incluindo Holanda, Polônia e Dinamarca. Se a doença continuar a mostrar sinais de propagação, a Alemanha pode seguir adiante sozinha e decretar uma ordem de bloqueio para aves, disse Schmidt.

(Sabine Siebold e Hans-Edzard Busemann)

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink