Pecuaria

Dinâmica apresenta características da raça Holandesa

Grupo de produtores participou de atividade conduzida por representante da Gadolando durante a Expoleite/Fenasul
Por:
209 acessos

A pista reservada para as atividades da Expoleite/Fenasul no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), foi transformada em sala de aula na manhã desta quinta-feira, 17 de maio. A Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando) recebeu um grupo de 40 produtores ligados às empresas da Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul (Apil/RS) interessados em ampliar o conhecimento técnico das principais características da raça: força leiteira, pernas e pés, sistema mamário e garoupa.
 
De acordo com o médico veterinário e classificador oficial da raça holandesa, Lucas Eduardo Tomasi, o treinamento realizado tem o objetivo de esclarecer os produtores para identificar os animais mais adequados para a decisão de acasalamento certo e melhora do rebanho. “Ter esse conhecimento das características principais é importante para a compra e venda do exemplar e ter o melhor retorno de produção e genético”, explicou.
 
Segundo Tomasi, no Rio Grande do Sul ainda são poucas as propriedades que realizam a classificação oficial para ter dados e marcadores de melhora do rebanho. Entretanto, as avaliadas apresentam um padrão genético de alta qualidade. “O Estado já teve grandes vacas campeãs em feiras como a Expointer e a Expoleite que foram vendidas para São Paulo, Paraná e Minas Gerais e que, posteriormente, consagraram-se como grandes campeãs nacionais da raça”, destacou. 

Atualmente, em termos de produção os gaúchos ficam na segunda colocação no ranking de produção leiteira no país, ficando atrás apenas de Minas Gerais. Tomasi reforça que 60% da produção de leite do Rio Grande do Sul é comercializada para o Estado de São Paulo.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink