Diquat é alternativa e dispara no Brasil
CI
Imagem: Divulgação
AGROQUÍMICOS

Diquat é alternativa e dispara no Brasil

Alternativa ao paraquat (proibido) na dessecação, herbicida tem demanda crescente
Por: -Leonardo Gottems

Com a proibição do paraquat no Brasil desde 22 de setembro de 2020, o diquat tornou-se uma das principais alternativas para a dessecação de culturas. Também está sendo cada vez mais importado, aumentando de 3.475 toneladas em 2019 para 4.940 toneladas em 2020, um aumento de 42% em apenas um ano, aponta artigo do portal especializado AgroPages.

Foi em 2021, porém, que a importação de diquat disparou para 9.843 toneladas, um aumento de nada menos que 550% em relação à demanda do mercado durante a última década. A demanda brasileira por diquat vinha sido relativamente estável nos últimos anos, atingindo um volume de mercado anual de cerca de 1.000 toneladas num mercado amplamente dominado pela Syngenta. 

“Olhando para os dois primeiros meses de 2022, a importação brasileira de diquat atingiu o valor de 2.705 toneladas, o maior nível da história e um aumento de 28% em relação a 2021”, apontam os autores Erwin Xue, manager do AgroPages, e Wu Zhonglu, manager da Nanjing Red Sun.

De acordo com eles, a situação real no mercado brasileiro é semelhante ao glufosinato, com os agricultores em geral reclamando da falta de diquat em 2021, especialmente suprimentos insuficientes da Syngenta. “O mercado apertado é atribuível em parte à mudança na área plantada de soja”, explicam. 

Dados do governo brasileiro revelaram que a área de plantio de soja atingiu 40,80 milhões de hectares em 2021/2022, um aumento de 4,1% em relação ao ano anterior. Uma vez que a colheita de soja no País requer a dessecação em 150 g/mu (1 mu = 667m2), a quantidade total de diquat necessária deverá ser de 18.000 toneladas. Leia o artigo completo no portal especializado AgroPages.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.