Disponibilidade do açúcar deve cair por causa da Ásia

MUNDO

Disponibilidade do açúcar deve cair por causa da Ásia

“Revisamos para baixo, em 1,8 milhão de toneladas, a fabricação total de açúcar no mundo", diz a INTL FCStone
Por: -Leonardo Gottems
196 acessos

A disponibilidade global de açúcar deve registrar um déficit bastante acentuado, motivado pela baixa oferta da Ásia, de acordo com estimativas da consultoria INTL FCStone. Segundo as informações, o saldo negativo deve atingir 5,9 milhões de toneladas, um déficit mais acentuado do que inicialmente se esperava quando a consultoria divulgou 5,7 milhões de toneladas em maio. 

“Revisamos para baixo, em 1,8 milhão de toneladas, a fabricação total de açúcar no mundo, que é estimada agora em 180,4 milhões de toneladas. Comparativamente, esse volume é 2,2% inferior à temporada anterior”, destaca o analista de mercado da INTL FCStone, Matheus Costa, em relatório. 

Nesse cenário, na Ásia, o desempenho inicial das monções reforçou ainda mais as indicações de menor fabricação de açúcar. A exemplo da Índia, que registra monções 9,2% abaixo da normalidade. “Ainda que o desempenho do fenômeno climático tenha melhorado nas últimas semanas, os principais reservatórios de Maharashtra, utilizados como fonte de irrigação nos meses mais secos, estavam com 26% de sua capacidade ao fim de julho. Apesar de 6 p.p. acima do usual, essa proporção representa retração de 7 p.p. ante ao mesmo período de 2018 e de 1 p.p. no comparativo com 2017”, explica Costa. 

Na Tailândia, a produção de açúcar pode ser impactada não somente pela redução na área semeada com cana, mas também pelo desempenho climático. O Nordeste do país asiático – responsável por 44% da capacidade de moagem – registrou chuvas abaixo da média histórica em maio e junho, com respectivas reduções de 16% e 41%, concluiu a consultoria. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink