CI

Dispositivo mexicano ajuda preservar colmeias

Aparelho controla temperatura


Segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), existem 100 espécies de culturas que fornecem 90% dos alimentos em todo o mundo, e 71 delas são polinizadas por abelhas. A mesma entidade relata que 35% da população desses insetos se extinguiu nos últimos anos. 

Informações desse tipo e mais relacionadas ao assunto levaram dois jovens empreendedores a criar um dispositivo que monitore e regule a temperatura interna das colmeias, a fim de preservar a vida de quem as habita, as abelhas. HiBee, nome do dispositivo, permite cuidar do desenvolvimento das abelhas, melhorar a produção de mel, o que evita perdas econômicas para o setor apícola. 

Isso é explicado por Virginia de la Luz Vázquez Martínez, uma das criadoras do HiBee, que em uma entrevista acrescenta que a diminuição da população de abelhas pode ser devida a vários fatores. “Sagarpa (Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural) menciona as mudanças climáticas, o desmatamento, o uso de pesticidas e doenças na colmeia como as principais causas. Por esses motivos, em 2016, os apicultores tiveram perdas de mais de 52% em suas colheitas de mel”, comenta. 

O dispositivo possui sensores que geram dados como umidade e temperatura da colmeia. Também detecta a presença de varroa, um ácaro que adere ao corpo das abelhas, causando lesões e que pode acabar com populações completas de colmeias. O protótipo funcional do HiBee é construído em chapa galvanizada, possui revestimento plástico, sistema de ventilação com três motores elétricos que se alimentam de energia solar através de células fotovoltaicas. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.