Diversidade biológica estabiliza interações das espécies

ESTUDO

Diversidade biológica estabiliza interações das espécies

À medida que a diversidade de espécies arbóreas aumenta, mais espécies de afídeos, cigarras e formigas ocorrem.
Por: -Leonardo Gottems
136 acessos

Uma equipe de biólogos da Universidade de Friburgo, na Alemanha, conseguiu demonstrar que a perda de espécies de árvores nas florestas desestabiliza as comunidades de insetos e suas interações entre si e com as plantas. A diversidade de árvores nas florestas é, portanto, importante para estabilizar as redes alimentares de insetos. 

Eles apresentam seus resultados na edição atual da revista International Journal  Proceedings, da Royal Society B e afirmaram também que a diminuição da biodiversidade e a perda associada de espécies de plantas estão afetando grandemente os ecossistemas. Os biólogos também observaram mais de perto o que é conhecido como trofobiose, uma interação entre afídeos e cigarras com formigas. 

Durante a trofobiose, os afídeos e as cigarras secretam melada, uma espécie de água açucarada, para as formigas. Em troca, eles os protegem dos inimigos. Portanto, todos os participantes têm uma vantagem e entram em uma simbiose por meio dessa interação. Em um experimento florestal de 50 hectares na China, 600 parcelas experimentais contêm espécies de árvores monocultoras e misturas de até 16 espécies diferentes. 

Eles foram capazes de demonstrar que, à medida que a diversidade de espécies arbóreas aumenta, mais espécies de afídeos, cigarras e formigas ocorrem. De acordo com os resultados, a diversidade de espécies arbóreas é decisiva para a diversidade de espécies de insetos associados às árvores. 

Os pesquisadores descrevem a diversidade de parceiros de interação como redundância na cadeia alimentar. Isto significa que a comida de pulgões, cigarras e formigas não se perde em populações de árvores ricas em espécies em condições ambientais variáveis. 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink