CI

Diversificação econômica é ponto forte em feira no RS

Feovelha promovida no município de Pinheiro Machado (RS)aponta para uma nova matriz produtiva


Feovelha promovida no município de Pinheiro Machado (RS)aponta para uma nova matriz produtiva

Em seu discurso, durante a abertura da Feovelha 2012, o ministro da Agricultura, Pecuária Abastecimento, Mendes Ribeiro Filho, destacou a importância da diversificação econômica para o desenvolvimento social dos municípios e como forma de garantir o futuro das novas gerações. “Pinheiro Machado, através da olivicultura, a silvicultura e viticultura está prosperando e construindo uma nova matriz produtiva que fortalecerá a toda economia regional”, destacou.


A região Serra do Sudoeste possui atualmente 150 hectares de vinhedos, 50 hectares de oliveiras e 30 mil hectares de acácia negra e 5 mil de pinus. Autoridades locais entregaram ao ministro um ofício solicitando investimentos para ocupação total da base florestal, que hoje encontra-se com apenas 50% da sua capacidade de ocupação. Eles reivindicam que seja instalada uma nova unidade produtora de celulose.

Mendes lembrou ainda que os produtores da região estão retomando a ovinocultura, graças a abertura de mercado e novas linhas de crédito a valorização da criação está crescendo. Prova disto é o aumento no preço por animal que na edição deste ano da Feovelha, é 40% superior em relação á feira do ano passado. O Brasil possui hoje 16 milhões de cabeças de ovinos, concentradas no Rio Grande do Sul e no Nordeste.


Prestigiando a feira, estavam resentes o deputado Federal, Dionísio Marcon, o presidente da Farsul, Carlos Sperotto, a presidente do Sindicato Rural, Jaqueline Maciel, entre outras autoridades locais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.