Divulgados os vencedores da 3ªedição do Concurso da Agroindústria Familiar

Agronegócio

Divulgados os vencedores da 3ªedição do Concurso da Agroindústria Familiar

O concurso teve por objetivo incentivar a qualificação dos produtos provenientes das agroindústrias familiares e as boas práticas de fabricação, além de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos por essas agroindústrias.
Por:
808 acessos

Receba Notícias como esta por email

Cadastre-se e receba nossos conteúdos gratuitamente
Obrigado por se cadastrar
  • Enviamos a você um email de boas vindas para ativação de seu cadastro.

Na tarde desta quarta-feira (03/09), durante a 37ª Expointer, foram divulgados os vencedores da 3ª edição do Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar (confira a lista abaixo). O anúncio foi feito após a abertura oficial do Pavilhão da Agricultura Familiar, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. 

Os produtos concorrentes – vinho tinto fino seco, vinho tinto de mesa seco, suco de uva, queijo, salame, cachaças prata e envelhecida e mel - foram avaliados na segunda e terça-feira, no espaço da Emater/RS-Ascar na Expointer. Aroma, sabor, consistência e cor foram alguns dos aspectos analisados pelo júri, composto por chefes de cozinha, professores da UFRGS, fiscais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), representantes da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa) e técnicos da Emater/RS-Ascar. 

O concurso teve por objetivo incentivar a qualificação dos produtos provenientes das agroindústrias familiares e as boas práticas de fabricação, além de reconhecer a qualidade dos alimentos produzidos por essas agroindústrias. “É o reconhecimento do trabalho feito durante todo o ano na propriedade, para termos um produto de qualidade à disposição dos consumidores”, afirma Paulo Henrique Glanzel, da agroindústria Mel Vô Willy, de Encantado, que conquistou o 1º lugar na categoria mel pelo segundo ano consecutivo. 

Conforme Glanzel, para se obter um produto de boa qualidade, o apicultor deve ter muito cuidado no manejo das colmeias, principalmente durante a extração do mel. “É quando se deve ficar atento para não contaminar o mel com fumaça e poeira”, explica. Para Everton Mascarello, da Adega Mascarello - vencedora do 1º lugar na categoria vinho tinto de mesa seco -, o agricultor deve sempre procurar as melhores técnicas de produção e o auxílio de entidades, como a Emater/RS-Ascar e a Embrapa, para qualificar a sua produção. “O concurso é um incentivo para que todas as agroindústrias busquem sempre melhorar o seu produto”, destaca o vitivinicultor de Flores da Cunha, que havia conquistado o 2º lugar em 2013. 

Já Rafaela Albuquerque Jacobs, proprietária da agroindústria Sabores do Rancho Laticínio, de Estância Velha, acredita que a mudança na elaboração de seus queijos fez com que ela saísse do 8º lugar no ano passado, para conquistar a primeira colocação este ano. “Preparei uma remessa com queijos mais maturados e acho que os jurados aprovaram”, afirmou a produtora. 

O público reconhece o esforço dos produtores para obter um produto de boa qualidade. A prova disso foi a grande movimentação nas bancas das agroindústrias vencedoras, que faziam questão de deixar bem visíveis as placas recebidas como premiação. “Foi só colocar a placa e eu já vendi uns 50 kg de mel. Acho que não vou ter produto para vender no fim de semana”, prevê Glanzel. 

O concurso foi promovido pela SDR, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA), Seapa, Emater/RS-Ascar, UFRGS, Embrapa Uva e Vinho e Aprodecana. 


Confira a lista dos vencedores: 

Vinho tinto fino seco: 
- 1º lugar: Paludo Vinhas e Vinhos 
- 2º lugar: Hex Von Wein – Coopernatural 
- 3º lugar: Azienda Bassani – Vinícola Bassani 

Vinho tinto de mesa seco: 
- 1º lugar: Adega Mascarello 
- 2º lugar: Vinhos De Bastiani – Vinícola De Bastiani 
- 3º lugar: Di Parole – Vinícola Bassani 

Suco de uva: 
- 1º lugar: Agroindústria Carraro 
- 2º lugar: Agroindústria Scalco 
- 3º lugar: Coopeg 

Queijo: 
- 1º lugar: Sabores do Rancho 
- 2º lugar: Puro Sabor do Interior 
- 3º lugar: Queijaria Somacal 

Salame: 
- 1º lugar: Saci Agroindustrial 
- 2º lugar: Ferrari Alimentos 
- 3º lugar: Bauerhaus 

Cachaça prata: 
- 1º lugar: Harmonie Schnaps 
- 2º lugar: Velho Alambique 
- 3º lugar: Alambicana - Harmonie Schnaps 

Cachaça envelhecida: 
- 1º lugar: Weber Haus 
- 2º lugar: Unser Schnaps 
- 3º lugar: Harmonie Schnaps 

Mel: 
- 1º lugar: Mel Vô Willy 
- 2º lugar: Apihomel 
- 3º lugar: Apicultura Teixeira 
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink