Doença ameaça pepino nos EUA

PROBLEMA

Doença ameaça pepino nos EUA

"Tem sido uma das nossas histórias de Davi e Golias"
Por: -Leonardo Gottems
157 acessos

Uma doença chamada de Mídio está afetando a cultura dos pepinos nos Estados Unidos, especialmente no estado da Flórida, que acaba deixando um rastro de folhas murchas e frustrando os planos de decapagem. De acordo com os registros do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a área de decapagem de pepino caiu quase 25% entre 2004 e 2015.  

Segundo a patologista de vegetais Lina Quesada-Ocampo, da North Carolina State University, globalmente, o míldio ameaça campos tão distantes quanto Índia, Israel, México e China. "Esta é a ameaça número um para a indústria de picles. É um golpe muito ruim”, comenta dizendo que os produtores estão perdendo dinheiro com colheitas fracassadas e fungicidas caros. 

Nesse cenário, o pesquisador Michael Mazourek, da Cornell University, está perto de lançar variedades que resistem ao míldio. "Tem sido uma das nossas histórias de Davi e Golias mais orgulhosas", diz ele. Mas seu sucesso depende do financiamento em um momento em que o apoio público à pesquisa agrícola está em declínio.  

O míldio da cucurbitácea, causado pelo patógeno fúngico Pseudoperonospora cubensis, já foi um incômodo menor. A partir da década de 1960, um pesquisador da Universidade de Clemson, Carroll Barnes, produziu uma série de cultivares de pepino contendo um forte gene de resistência conhecido como dm-1. Por mais de quatro décadas, esse gene ajudou a manter a doença sob controle. 

Os problemas com patógenos nas lavouras só podem piorar. "Eu tenho feito pesquisa de patologia vegetal há mais de 30 anos, e estamos vendo doenças de plantas mais ameaçadoras agora do que no passado", diz o patologista de plantas Jean Ristaino, que dirige o programa de Doenças de Plantas Emergentes e Segurança Alimentar Global. 
 

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink