Dólar fraco impulsiona soja em Chicago
"Os preços saltaram para compras por oportunidade"

Uma queda no valor do dólar norte-americano influenciou nos futuros de soja na quinta-feira, à medida que o contrato de janeiro do mês anterior recuperou algumas perdas, apesar do que eram vendas de exportação relativamente fracas dos EUA. As informações foram divulgadas pela TF Agroeconômica.
“Os preços saltaram para compras por oportunidade, depois de descer em três sessões consecutivas (-14 EUA / -3,25%) e estar em níveis mínimos de 2 semanas e meia. O óleo de soja apontou avanços em meio a bases de alta para óleos vegetais e acrescentou estímulo ao grão. Os contratos futuros de janeiro abriram a US$ 11,53/ e subiram ao longo das sessões para serem avaliados em US$ 11,67/bu”, comenta.
As esperanças de uma vacina dos EUA depois que o Reino Unido se tornou o primeiro a aprovar o principal candidato foram ditas por trás de um deslizamento do dólar, que atingiu seu menor nível em quase dois anos contra uma cesta de moedas principais. “Embora essa fosse a principal consideração, foi juntamente com a sensação de que a liquidação de fim de ano pelos Fundos havia sido exagerada esta semana”, completa.
“Nos fundamentos, as vendas de exportação se mantiveram no nível mais baixo das expectativas do mercado em 407.000 t contra uma expectativa de 400.000-700.000 t. Os dados, no entanto, confirmaram os relatos de recompra pesada, com duas cargas canceladas. Dado que mais de 85% das exportações previstas já foram vendidas, esse número se tornará menos relevante, embora o relatório da próxima semana deva mostrar as cargas de 2021 que foram vendidas ontem”, conclui.