CI

Dólar recua com melhora no sentimento global; investidores ficam de olho em Brasília

Às 10:16, o dólar recuava 0,64%, a 5,4433 reais na venda


Foto: Pixabay

O dólar iniciou a semana em forte queda contra o real, devolvendo parte de seus ganhos recentes em meio à melhora do sentimento global, em segunda-feira marcada pelas eleições no Congresso e pelos persistentes temores fiscais domésticos.

Às 10:16, o dólar recuava 0,64%, a 5,4433 reais na venda, depois de tocar 5,4220 reais na mínima do dia, enquanto o contrato mais negociado de dólar futuro caía 0,38%, a 5,4455 reais.

“Há um movimento de reajuste baixista, muito por fatores técnicos”, disse à Reuters Alejandro Ortiz, economista da Guide Investimentos. Ele citou expectativas de aumento da taxa Selic ainda no primeiro semestre deste ano como um fator de apoio para o real.

Na sua última reunião de política monetária, o Banco Central manteve a taxa na mínima histórica de 2%, mas retirou do seu comunicado o “forward guidance”, com o qual mantinha o compromisso de não elevar os juros desde que algumas condições estivessem satisfeitas.

Enquanto isso, em Brasília, todos os olhares ficavam sobre as eleições para as presidências da Câmara e do Senado, com os candidatos do governo Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (DEM-MG) sendo apontados como os favoritos para as Casas, respectivamente.

“O desfecho das eleições tem como principal promessa destravar a agenda de reformas”, explicou Ortiz, destacando a atenção dos mercados à postura do governo diante da sustentabilidade das contas públicas e esperanças de que as necessidades da população em meio à pandemia sejam equilibradas com as necessidades fiscais.

Uma eventual retomada do auxílio emergencial —que foi encerrado em dezembro— tem sido objeto de discussões de candidatos ao comando das duas Casas Legislativas e deve voltar com força na agenda política no retorno dos parlamentares ao trabalho, em meio a temores de que o teto de gastos brasileiro seja furado em 2021.

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que a continuidade do auxílio emergencial quebraria o Brasil e teria uma série de outras consequências desastrosas, enquanto o ministro da Economia, Paulo Guedes, defendeu que, caso o auxílio seja reeditado, haja travamento de outras despesas.

No exterior, o dólar operava em leve alta contra uma cesta de moedas, mas o clima entre os operadores estava mais ameno depois que um frenesi impulsionado por redes sociais que abalou Wall Street na semana passada voltou seu foco para a prata.

A disseminação da Covid-19 e o ritmo da imunização da população também eram acompanhados de perto pelos investidores globais.

Os futuros norte-americanos e as bolsas de valores europeias operavam em alta nesta manhã. [.NPT] [.EUPT]

Na última sessão, na sexta-feira, o dólar teve alta de 0,77%, a 5,4786 reais na venda.

O Banco Central fará neste pregão leilão de swap tradicional para rolagem de até 16 mil contratos com vencimento em junho e outubro de 2021.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.