Dourados (MS) terá indústria de aveia
Prefeitura cedeu área para a implantação da empresa que fará a industrialização da aveia branca
Estimado usuário.
Preencha o formulário abaixo para remeter a página.
Uma área de 3,9 hectares, na altura do km 14 da BR-163, foi doada nessa quinta-feira (10-05) pela Prefeitura de Dourados (MS) para a implantação de uma empresa que fará a industrialização da aveia branca produzida na região.
Hoje essa cultura é plantada no inverno como cobertura do solo e usada na produção de feno (ração animal) ou vendida em estado bruto para indústrias de outras regiões, principalmente São Paulo. A área de aveia fica ao redor de 2.000 hectares em Dourados, por safra.
A Semensul vai investir cerca de R$ 2 milhões na sua planta industrial para produzir, além da aveia em flocos, farelo, farinha e granola de aveia. A estimativa de produção inicial é de 160 toneladas por mês, segundo os diretores da empresa, Gilberto Donizete Juliotti e Eleni Terezinha de Moraes.
A área onde será implantada a indústria fica em frente à Penitenciária de Segurança Máxima Harry Amorim Costa. Serão gerados cerca de 40 empregos diretos principalmente para a população de distritos como o da Vila Vargas e Vila São Pedro.
O prefeito Laerte Tetila destacou, ao assinar a escritura, que a cana, mamona, girassol, soja, milho e, agora, aveia são algumas das culturas que já estão sendo industrializadas e ganhando valor agregado em Dourados, que confirma a sua previsão de que a cidade caminha para tornar-se a "capital da agroindústria".
Gilberto Juliotti afirmou que a indústria vai absorver os futuros profissionais que serão formados pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) no curso de Engenharia de Alimentos.