DSM apresenta produto para impulsionar ainda mais índices reprodutivos dos rebanhos de leite e corte
CI
Imagem: Pixabay
INOVAÇÃO

DSM apresenta produto para impulsionar ainda mais índices reprodutivos dos rebanhos de leite e corte

O produto será apresentado em evento dia 11/02, às 19h
Por:

A DSM, detentora da marca Tortuga® de suplementos nutricionais para ruminantes, anuncia o lançamento de mais uma inovação na nutrição animal. Trata-se do Feproxi®, produto com a tecnologia exclusiva Rovimix® βCarotene, ingrediente à base de betacaroteno. Feproxi® atua no balanço oxidativo nas células das vacas, reduzindo os efeitos negativos dos radicais livres, promovendo saúde e melhorando a qualidade dos oocitos e o nível dos hormônios envolvidos na reprodução. O uso do produto melhora a fertilidade das vacas, obtendo resultados positivos para os índices reprodutivos da fazenda.

O betacaroteno é um pigmento carotenoide e um potente antioxidante encontrado em forragens frescas e que não é sintetizado naturalmente pelos bovinos, precisando ser suplementado via dieta. A substância tem função primordial melhorando a função ovariana e a reprodução, já que vacas com baixos níveis de betacaroteno tendem a ter baixa fertilidade. O resultado do uso do betacaroteno se expressa em cios mais evidentes e maior eficiência reprodutiva. Como consequência, as taxas de prenhez aumentam de 11% para 22%, com intervalos de parto reduzidos segundo estudos científicos.

O uso de Feproxi® e sua tecnologia exclusiva Rovimix® βcarotene é importante principalmente nas dietas à base de silagem de milho e alimentos concentrados que contêm baixos níveis de betacaroteno. A inserção da substância antioxidante na alimentação das vacas tem benefícios como aumento das taxas de ovulação e manifestação do cio, ampliação dos níveis de progesterona diminuindo as taxas de mortalidade embrionária e melhora da qualidade do embrião.

"O diferencial de Feproxi® é ser altamente efetivo, tanto em bovinos de corte, quanto em bovinos de leite", explica o diretor global de inovação da área de Ruminantes da DSM, o médico-veterinário Luis Fernando M. Tamassia. "O produto contém betacaroteno como tecnologia principal, incrementado com Vitamina E e Selênio. Esses ingredientes têm características antioxidantes, auxiliando os animais a combater o estresse oxidativo, com benefícios diretos na reprodução em razão da ação direcionada do betacaroteno", acrescenta o especialista.

Nas vacas leiteiras, o betacaroteno garante o bom desempenho reprodutivo, já que por vias naturais a produção do leite se inicia a partir do parto. Com a suplementação, o pecuarista ganha em produtividade e lucratividade, pois é possível melhorar os índices de reprodução dos animais, reduzir o descarte de vacas, aumentando a produção de leite e o retorno econômico da atividade leiteira.

Nos bovinos de corte, mesmo que eles tenham acesso a pastagem de folhas verdes, os níveis consumidos não são suficientes. A suplementação de betacaroteno das fêmeas em fase reprodutiva é eficiente para aumentar as taxas de concepção na primeira IATF (inseminação artificial em tempo fixo) ou serviço, aumentando a prenhez total do rebanho e desmamando mais Kg de bezerros por fêmeas expostas.

Evento de lançamento

A nova tecnologia, será apresentada online para os pecuaristas brasileiros em 11 de fevereiro, às 19h, em webinar de densa programação técnica, com inscrições nesse link.

Confira os palestrantes:

Abertura
Luis Fernando Tamassia - Líder Global de Inovação para Ruminantes da DSM

Importância de betacaroteno para a reprodução de vacas de leite
José Luiz Moraes Vasconcelos - Professor na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ - UNESP/Botucatu)

Importância de betacaroteno para a reprodução de vacas de corte
Pietro Baruselli - Pesquisador e Professor do Departamento de Reprodução Animal da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP)

Uso de betacaroteno para produção de embriões
Guilherme Vasconcellos - Coordenador Gado de Corte LATAM

A nova solução da DSM para reprodução: o Feproxi®
Luis Fernando Tamassia - Líder Global de Inovação para Ruminantes da DSM


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink