CI

DuPont deflagra ofensiva com transgênicos

A empresa prevê movimentar US$ 4 bilhões com os novos transgênicos desenvolvidos pela sua empresa Pioneer, que chegam até 2010


A DuPont prepara uma ofensiva transgênica ao redor do mundo, e o Brasil não ficará de fora. A empresa prevê movimentar US$ 4 bilhões com os novos transgênicos desenvolvidos pela sua empresa Pioneer, que chegam ao mercado até 2010, segundo o vice-presidente da Divisão de Agricultura e Alimentos da DuPont, J Erick Fyrwald. Um dos objetivos é popularizar o herculex, gene eficiente contra a lagarta do cartucho, praga comum nas lavouras de milho, e o lançamento do GAT, resistente ao glifosato, que deve chegar ao mercado entre 2008 e 2009.

No Brasil, onde já comercializa soja geneticamente modificada, a empresa aguarda apenas a autorização do governo para iniciar a produção de milho herculex, disse Daniel Glat, diretor-regional para América Latina, África e Ásia Pacífico. "Um produtor de milho precisa fazer cerca de três pulverizações a cada safra de milho. Com o herculex, isso não será necessário", explicou Clat.

Além dos transgênicos, a empresa anunciou na última sexta-feira uma nova variedade de soja convencional desenvolvida com técnicas de biotecnologia - a AYT (Accelerated Yield Technology) com produtividade 12% maior em relação a soja não alterada. Também comunicou que iniciará a comercialização ainda este ano do inseticida Rynaxair.

O acirrado mercado de transgênicos também recebeu outro anúncio na sexta-feira. A Dow AgroSciences, subsidiária da The Dow Chemical Company, comunicou a aquisição da holandesa Duo Maize. Com o negócio, cujo valor não foi divulgado, a Dow quer expandir sua plataforma de sementes de milho híbrido.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.