E-commerce traz novidades ao mercado de insumos
CI
Imagem: Pixabay
MODERNIZAÇÃO

E-commerce traz novidades ao mercado de insumos

Pandemia impulsionou esse tipo de tecnologia
Por: -Leonardo Gottems

A mais nova megatendência agrícola que está se revelando é o e-commerce, particularmente no setor de insumos agrícolas, afirmou Dan Manternach, Ag Economist, em um artigo publicado no AgroPages. Ele explicou que, neste ano, a preocupação com a contratação (ou disseminação) da COVID19 só acelerou a promoção, o interesse e o uso do e-commerce para compras entre os agricultores. 

“Em um relatório de setembro de 2020, Dr. Scott Downey, Diretor e Professor de Purdue; O Dr. Michael Boehlje, Distinto Professor Emérito, e o Dr. Luciano Thome e Castro, Professor Adjunto Internacional, encontraram três categorias distintas entre as plataformas de comércio eletrônico: 1) Varejista para fazendeiro apenas online (sem presença física), 2) Fabricante - vendas diretas on-line para o agricultor e 3) A experiência omni-channel varejista-agricultor (tanto online quanto física)”, comentou. 

Como exemplo, ele citou o pioneiro de 1998, que foi o XSAg.com, agora FarmTrade.com. “Não havia instalações físicas ou estoque envolvido. Fundador Fulton Breen da XSInc. descreveu sua divisão XSAg.com como "uma plataforma de comércio segura para facilitar as transações entre compradores e vendedores de herbicidas, pesticidas e outros insumos com descontos médios de cerca de 20%." Então, em 2013, ele decidiu se concentrar nos serviços de análise de dados da XSInc e se desfazer da plataforma XSAg. Para sua grande satisfação, o comprador foi um de seus funcionários de longa data, Jeff Stow, que renomeou o negócio FarmTrade.com para evitar confusão com o negócio de análise agrícola XSInc da Breen”, completou. 

“Ainda somos uma empresa familiar”, diz Stow, “e apenas aprimoramos a abordagem do nome-seu-preço para os compradores com nossa abordagem exclusiva de 'leilão holandês'. Em vez de os vendedores oferecerem preços, eles farão; em nosso site, os compradores oferecem preços que eles pagam. Eles esperam até que um vendedor atenda à sua oferta e nós fazemos uma pequena comissão; simples assim. " Stow acrescenta: "Até mantemos o dinheiro do comprador sob custódia até que recebam a entrega; eliminando esse elemento de risco para todos nós envolvidos". 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink