CI

É Dia do Avicultor, mas produtor não tem o que comemorar

Há um ano, neste mesmo dia, o frango vivo obtinha sua melhor cotação - de 2008 e de toda a história do setor - em 28 de agosto de 2009 registra situação absolutamente oposta


Hoje é comemorado, nacionalmente, o Dia do Avicultor e, também, o Dia do Bancário. Mas enquanto os bancários têm uma explicação para a data (o 28 de agosto marca uma das mais longas e vitoriosas greves do setor, ocorrida em 1951), os avicultores parecem não ter uma justificativa para o “seu dia”.

Mas nem precisa, porque não há o que comemorar. Pelo menos neste ano. Pois, por exemplo, enquanto há um ano, neste mesmo dia, o frango vivo obtinha sua melhor cotação - de 2008 e de toda a história do setor - em 28 de agosto de 2009 registra situação absolutamente oposta, já que o preço pago pelo produto é um dos mais baixos e onerosos dos últimos tempos.

Esse é o reflexo – diz-se – de um aumento exacerbado da produção. Mas se a tese é verdadeira, então os avicultores produtores de ovos deveriam ter muito para comemorar, pois, afinal, há mais de dois anos mantêm estável o plantel de poedeiras e, portanto, devem desfrutar de um mercado, senão firme, bastante estável. Mas também não é bem assim, pois, embora em ligeira recuperação nesta semana, o preço recebido pelos ovos produzidos também se encontra, no momento, em um dos menores patamares dos últimos tempos.

Assim, repetindo, não há o que comemorar. O que não impede o avicultor de continuar fazendo a sua parte. Por exemplo: oferecer ao consumidor um alimento saudável e acessível a preços continuamente decrescentes – como mostra uma das notícias de hoje.

Sob esse aspecto, aliás, apenas um “Dia do Avicultor” é insuficiente, visto que, de 1º de janeiro até 31 de dezembro de cada ano é, sempre, dia do avicultor.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.