CI

É época de colheita da maçã fuji

Volume colhido pode recuar nesta campanha


Foto: Agrolink

A colheita da maçã fuji da safra 2023/24, que normalmente se inicia no começo de março, experimentou um considerável atraso neste ano, começando apenas na segunda metade do mês. De acordo com agentes consultados pelo hortifruti/Cepea, o atraso se deve pelas chuvas recorrentes durante o período da colheita.

Há indícios de uma potencial redução no volume da variedade nesta campanha, devido ao impacto das chuvas (El Niño) na florada, que causaram dificuldades para a polinização das abelhas. Embora a colheita tenha começado recentemente e ainda seja difícil ter precisão, agentes estimam que o volume total da fuji caia aproximadamente 10%.

Apesar do menor volume, a qualidade da fruta pode ser satisfatória, com coloração e características sensoriais adequadas. No entanto, o calibre das maçãs deve ser menor, devido ao clima mais ameno durante o período de dormência, que exige temperaturas menores.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.