CI

E se o gelo não derretesse?  

Os cubos de gelo de gelatina não derretem quando descongelados


Foto: Eliza Maliszewski

Quando se trata de manter as coisas frias, cubos de gelo são difíceis de bater, embora eles derretam e nunca sejam usados novamente. Os cientistas se propuseram a superar essa limitação com "cubos de gelo de gelatina" reutilizáveis à base de água que mantêm sua forma em qualquer temperatura. 

Desenvolvidos por uma equipe da Universidade da Califórnia em Davis, os cubos são feitos de um hidrogel composto por 10% de gelatina derivada de proteína e 90% de água. O material pode ser cortado em qualquer tamanho ou formato necessário. É transparente e estável à temperatura ambiente, mas torna-se duro e opaco depois de congelado. Os cubos feitos com eles podem ser usados para manter os alimentos perecíveis resfriados enquanto estão sendo armazenados ou transportados como cubos de gelo normais. 

No entanto, ao contrário desses, cubos de gelo de gelatina não derretem quando descongelados. Em vez disso, a água permanece dentro da matriz do hidrogel, para posterior recongelamento e reutilização. Na verdade, diz-se que cada cubo  pode ser reutilizado 12 vezes sem se degradar - basta enxaguar com água ou alvejante diluído entre os usos. E como os cubos não contêm compostos sintéticos, eles podem ser compostados depois de descartados. Para torná-los ainda mais verdes, os cientistas estudam a possibilidade de usar resíduos agrícolas como base para a gelatina. 

Além de economizar a água que seria necessária para fazer novos cubos de gelo, os cubos de gelatina devem ajudar a reduzir a contaminação cruzada em instalações como fábricas de processamento de alimentos. Isso ocorre porque, ao contrário dos cubos de gelo normais, eles não derretem em água líquida que carrega bactérias que passam de um alimento para outro. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.