CI

Economia cresce em 2021, mas agro encerra em baixa

Além disso, a taxa de investimento no Brasil subiu de 16,6% para 19,2%


Foto: Pixabay

A economia brasileira registrou um crescimento de 4,6% no ano passado, um resultado que permitiu ao país recuperar da queda histórica sofrida em 2020 devido à pandemia de covid-19, de acordo com dados que foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, o setor agropecuário, que iniciou o ano com resultados positivos devido aos elevados preços das matérias-primas, encerrou 2021 com queda de 0,2%.

Segundo os dados, esse resultado serviu para compensar o colapso do Produto Interno Bruto (PIB) do país em 2020, quando a economia brasileira caiu 3,9%, registando o maior recuo em 24 anos, após a indústria e o comércio terem ficado paralisados por vários meses devido às restrições impostas para conter a propagação do coronavírus. Esse aumento foi impulsionado principalmente pela recuperação do setor de serviços, que cresceu 4,7% na comparação ano a ano, e da indústria (4,5%), que juntos representam 90% da produção de riqueza no país.

Na comparação entre o terceiro e o quarto trimestre do ano passado houve um crescimento de 0,5%, dado que retirou o Brasil da condição de recessão técnica em que estava desde setembro, após registar dois trimestres consecutivos de retração económica. Em relação ao PIB per capita, o IBGE indicou que teve um avanço de 3,9% no ano passado em relação a 2020 em termos reais, ou seja com a inflação já descontada, chegando a 40.688 reais por ano.

Além disso, a taxa de investimento no Brasil subiu de 16,6% para 19,2% em um ano. Já a taxa de poupança foi de 17,4% face à medida de 14,7% registada em 2020.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.